sexta-feira, abril 06, 2018

Brasil: o momento é de tristeza

      "Os pecados de uma nação fazem mudar sempre os seus governantes, mas a ordem se mantém com um líder sábio e sensato. O pobre que se torna poderoso e oprime os pobres é como a tempestade súbita que destrói toda a plantação.
      Quando os justos triunfam, há prosperidade geral, mas, quando os ímpios sobem ao poder, os homens tratam de esconder-se. 
      Como um leão que ruge ou um urso feroz é o ímpio que governa um povo necessitado. O governante sem discernimento aumenta as opressões, mas os que odeiam o ganho desonesto prolongarão o seu governo.
      Quando os ímpios sobem ao poder, o povo se esconde; mas, quando eles sucumbem, os justos florescem."
Provérbios 28.2-3, 12, 15-16 e 28

      Sem entrar muito no mérito técnico da questão, ciente que um ex-presidente do Brasil não está sendo preso por uma injustiça, mas por coisas bem mais sérias que as causas dos processos vigentes até o momento, a prisão de Lula não deve ser motivo de alegria, pra ninguém, e muito menos para salvos no nome de Jesus Cristo. É um momento triste, para a nação brasileira.
      Estamos assistindo a queda de um homem que veio de baixo e através de conquistas legítimas, mas que foi vencido pela ganância, muito mais que ganância por riquezas materiais, por poder político. Quando a grana não basta, busca-se a adoração que só deuses desejam e que só Deus merece. Essas são as maiores tentações que líderes políticos e artistas experimentam, o poder e a fama, que depois de provados, viciam. Assim muitos que começaram bem, podem querer continuar experimentando-os, mesmo ilegitimamente.
      Luiz Inácio Lula da Silva podia ter sido um grande presidente, podia ter deixado para a história, e não somente para os cegos radicais que veem a ele como um mártir e o partido como uma religião, a memória de um líder de carácter, que os lúcidos poderiam olhar e tomar como bom exemplo a ser seguido. Mas pateticamente ele foi julgado, condenado e está sendo preso, triste, muito triste.
      Triste para o povo brasileiro, do qual Lula é fruto, povo que empoderou um homem, que se viu representado por ele, e que agora está sendo moralmente preso com ele. Sim, isso está acontecendo com os que votaram nele, e muito mais com os que continuam alegando insanamente sua inocência. Se não houver arrependimento, mudança de atitude, mudança de opinião, muitos continuarão encarcerados, na cegueira ideológica e moral em que teimam em se manter. 
      Aos cristãos não cabe qualquer espécie, por mais sutil que seja, de discurso de ódio, repito, o momento é de tristeza. Aos cristãos cabe temor a Deus, cuidado e oração. Uma fagulha, e o Brasil pode pegar fogo, elementos pra isso existem. Ao justo não cabe alegrar-se com a queda do ímpio, principalmente de alguém que foi a principal liderança política popular do Brasil desde a redemocratização. Oremos!
      O momento também é triste porque o ex-presidente petista e seus asseclas não são os únicos que precisam ser presos. Outros, de partidos políticos diferentes e de outras áreas da nossa sociedade, devem responder à justiça por crimes praticados contra a nação. Mas para aqueles que insistem em chamar de inocente, o ímpio, de mártir, um louco, de certo, o errado, deixo o versículo 13 do mesmo capítulo 28 de Provérbios do início:

      "Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário