domingo, abril 08, 2018

Evangelista, Pastor, Profeta

      Hoje em dia, tem evangelista querendo ser pastor, pastor querendo ser profeta e profeta querendo ser evangelista. Um mesmo homem pode ter as três chamadas? Sim, mas para cada palavra há uma narrativa distinta, uma unção diferente, uma aproximação específica com o ser humano que Deus quer abençoar através desses ministérios igualmente relevantes.
      O evangelista é chamado para dar a palavra inicial de salvação ao homem, trata com quem tem livre arbítrio para aceitar ou não o evangelho. A esse cabe paciência e uma porta sempre aberta para a igreja, só Deus sabe quando alguém se decidirá para o evangelho, e até a morte física, todos têm oportunidade.
      Um evangelista sem chamada para o pastorado que se coloca como pastor, poderá até encher um templo com um convite acalorado para a salvação, contudo, sem um alimento mais profundo para amadurecer o novo convertido, poderá cometer dois erros. Ou perderá os convertidos com a mesma facilidade com que os ganhou, ou manterá uma igreja cheia de crentes eternamente infantis. Haverá salvação? Sim, haverá, mas sem uma maturidade para levar o reino de Deus ao mundo com eficiência. Infelizmente, atualmente, esse é o equívoco mais comum entre as igrejas.
      Ao pastor cabe paciência, mas agora com convertidos, decididos por Cristo que escolheram seguir o evangelho, esses precisam de crescimento. Às vezes de disciplina? Sim, mas com amor, ele não está falando com qualquer um, mas com a amada noiva de Cristo. O pastor é o líder humano máximo da igreja, precisa de sabedoria para administrar todos e não deve ter preferências. Ele precisa saber ouvir tanto evangelistas quanto profetas, zelar pelo povo de Deus, mas antes de tudo, zelar pela palavra de Deus o pai da Igreja.
      Dura é a chamada para profeta, talvez a mais incompreendida atualmente (mas quando é que  não foi?). Não queira, na autoridade da palavra profética, o homem se colocar como pastor ou evangelista, ou machucará alguns ou afugentará outros. Por outro lado, pastor que se coloca o tempo todo como profeta perderá a confiança principalmente de cristãos imaturos ou fragilizados por algum motivo.
      Quem precisa de profeta não é o mundo, o mundo precisa de Cristo na palavra de um evangelista. Quem está precisando muito de profeta são as igrejas, como precisava Israel, seus reis e seus sacerdotes nos tempos do antigo testamento. Contudo, muitos pastores atuais, por vaidade ou para aparentarem uma super espiritualidade equivocada, têm se colocado como profetas, e aí se tornam falsos profetas. Por outro lado, tais pastores, desprezam os verdadeiros profetas, não os ouvem, e seguem com igrejas em pecado por tantas conveniências.
      Cabe a todas as chamadas amor, estão lidando com aquilo que Deus mais ama no universo: o homem. Cabe a todos os servos de Deus humildade: respeito com a chamada dos outros servos de Deus para que o homem, seja ímpio ou ovelha, seja abençoado pelo Espírito Santo de Deus. Cabe a todos os filhos de Deus conhecimento da vontade do Senhor para suas vidas e unção genuína para obedece-la: sem falsidade, vaidade ou medo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário