quarta-feira, abril 25, 2018

Plante na terra certa!

      Seja eficiente, fale a quem tem ouvidos pra você, pra isso, escolha bem o lugar e o momento. Muitas vezes perdemos tempo, nos cansamos e até desistimos, não por estarmos fazendo a coisa errada, mas por estarmos fazendo a coisa certa no lugar ou no tempo errado. Se as pessoas não estiverem preparadas, lançaremos pérolas aos porcos, como diz o ditado, desperdiçaremos nossos tesouros com quem não os merece. Falando aos ouvidos corretos, contudo, estaremos em paz, produtivos, não nos incomodaremos com o resto, resto que às vezes por não ser o nosso público, não nos entende e só nos critica. Mas com relação a esses, não nos preocupemos, confiemos no tempo, ele sempre traz a verdade à tona e honra quem realmente está fazendo um trabalho sério, digno e de qualidade. Plantemos na terra certa, que na hora certa, dá o melhor dos frutos, doce e que permanece.
      A que me refiro quando uso o termo falar? A muitas situações. Por exemplo, quem trabalha com comércio deve conhecer seu mercado, quem, onde e quando esse mercado tem interesse em comprar o produto que o comerciante tem pra vender. Quem trabalha com informação, tecnológica, por exemplo, se quiser divulgar seu conteúdo na internet, tem que criar espaços com fornatos que atrairão pessoas interessadas no seu produto. Professores de maneira geral, precisam em primeiro lugar escolher a área certa de estudo e focar na sala de aula que terá alunos interessados em adquirir o conhecimento que eles têm para disponibilizar.
      Nos tempos atuais, difíceis para profissionais de todas as áreas, muitos têm que se sujeitar a fazer qualquer coisa pra pagar as dividas. Outros, contudo, quando se veem excluídos de suas áreas profissionais originais, optam por fazer algo que sempre fizeram e gostaram, mas que era só um hobby, até então. Assim, engenheiros têm aberto restaurantes usando talentos culinários na área profissional, que antes se restringia ao ambiente doméstico. Mas pregadores também precisam ter a sabedoria no Espírito Santo para saberem o que pregam, quando, onde e para quem. Sob ordem de Deus podemos falar mesmo que ninguém queira ouvir, contudo, a regra da eficiência, é saber o que dizer e pra quem, sem violentar ninguém, de maneira que nossa palavra seja doce, mas eficiente para alimentar as almas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário