quinta-feira, abril 26, 2018

Sabedoria com o passado

      Muitos de nós vivemos uma vida cristã em paz pelo perdão que recebemos no nome de Jesus, muitos de nós tivemos um passado triste, escravo de vícios, onde magoamos muita gente. Nem todos que magoamos quando estávamos distantes de Deus, nos perdoam por isso, principalmente se não forem cristãos, mesmo que, infelizmente, muitos crentes de igrejas não sabem exercer aquilo que é o fundamento do cristianismo, perdão. Mas nós que provamos o perdão seguimos seguros em Deus, olhando pra ele, certos que o perdão no nome de Cristo é suficiente para sermos justificados. Contudo, mesmo conscientes da eficácia desse perdão, é preciso agir com sabedoria, viver uma vida na humildade de quem sabe que está de pé por Deus, não por si mesmo. Nessa sabedoria, dependendo do grau de erro de nossos passados, muitos de nós não serão expostos por Deus ao mundo de maneira ilimitada, Deus nos guarda de nós mesmos, mesmo do que fomos e já não somos mais. 
      Deus nos guarda também do homem rancoroso e vingativo, que não vê em nós novas criaturas espirituais, mas os pecadores do passado. Muitos crentes não perdoam nem crentes, pois não entendem a maneira como Deus trabalha nas vidas, acham que pelas pessoas estarem nas igrejas já estão transformadas, e a vida real com Deus não funciona assim. Alguns até se decidem oficialmente em igrejas, se batizam e mesmo ocupam cargos, e mesmo assim ainda têm muita coisa não resolvida em suas vidas. O correto é não julgarmos ninguém, nem quem a gente pensa que se desviou por ter deixado o convívio com igreja e negado a salvação. A vida é longa, o amor de Deus, ilimitado, e muitas são as maneiras com as quais Deus trabalha para atrair alguém para o centro de seu plano, é um processo que só acaba com a morte física.
         Mas o ponto dessa reflexão é: tenhamos sabedoria em nos expor. Nesses tempos de internet, de vida virtual, de redes sociais, de fotos e vídeos compartilhados com o planeta, a exposição é fácil, rápida e democrática. Com tudo isso, Deus é sempre presente e nos orienta, muitas portas fechadas é Deus nos protegendo, contra o que somos ou o que fomos. Assim, tenhamos humildade, não ajamos como loucos, escondendo-nos atrás de algo que achamos que é escudo de Deus. Não usemos a fé como álibi para a irresponsabilidade, assim como não usemos a covardia como sabedoria, tenhamos equilíbrio, tenhamos cuidado, não escandalizemos o evangelho. Muitos de nós têm que aprender a viver vidas simples e mesmo clandestinas, satisfazendo-nos só com o perdão e a graça de Deus, isso com certeza basta e é o mais importante. Contudo, por vaidade infantil, muitos usam o perdão para promoção do pecador, muito mais que para honra daquele que perdoa pecados. 
      Muitos perdem a vergonha na cara! Pior são os ainda não convertidos, que erraram muito, que pagaram um preço alto por isso na sociedade, alguns até cumprindo encarceramento por ações criminosas. Pra esses Deus também dá uma segunda chance por misericórdia, um novo tempo para se arrependerem de fato e se entregarem ao Senhor. Contudo, depois de um tempo, a vergonha passa, o tempo passa, no silêncio muitas vezes displicente da sociedade, acham que seus erros foram esquecidos, mas pior que isso, pensam que podem errar novamente, tomando mais cuidado para não serem pegos. Muitos não aprendem com seus erros, apenas se tornam mais cuidadosos para não serem pegos em fraga, eles não adquirem sabedoria, apenas malícia. Esses podem ter um segundo final ainda mais trágico que o primeiro, onde não haverá mais uma segunda oportunidade para mudança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário