sábado, abril 28, 2018

Coerente com Deus e com os homens

      Coerência, "ligação, nexo ou harmonia entre dois fatos ou duas ideias, relação harmônica, conexão" (Google), um psicoterapeuta um dia me disse, "coerência é algo relativo, aos teus olhos a pessoa pode parecer incoerente, mas aos olhos dela, ela é", bem, reflitamos um pouco sobre as várias facetas da coerência. Pra começar, algo tem que ser dito, o homem realmente espiritual nunca será coerente com Deus e com os homens ao mesmo tempo, quem agrada a um, não pode agradar aos outros. Dessa forma o filho e servo de Deus verdadeiro, assumirá no mundo, sua posição de obediência prioritária a Deus, entendendo e aprovando ou não os homens (esse foi o tema da reflexão que fiz ontem, dia 27 de abril, “Assumir posicionamentos”). Lembro também o ensino de Paulo, que diz que para o mundo, a sabedoria de Deus é loucura, e vice-versa, mas vou me ater neste texto ao sentido de coerência que se refere muito mais a sermos coerentes com nós mesmos, quando dizemos uma coisa, seja pra Deus ou para os homens, e essa palavra dita é de fato a que vivemos. 
      Coerentes com Deus, diz um ditado, "quem fala, se compromete, por isso é melhor ficar quieto", nunca gostei desse ditado, acho que muitos o usam para permanecerem calados, não por sabedoria, mas por malícia, por pura malandragem, assim se tornam covardes incoerentes, não sábios aos olhos de Deus. Contudo, falar o que pensa sempre, alegando sinceridade, não significa coragem, nem alia às palavras qualidade, pode ser simplesmente falta de noção de irresponsável. De uma forma ou de outra, assumimos compromissos nas igrejas, lideramos ministérios, e aí cito uma coerência necesária para não escandalizar o evangelho: quem pisa o "altar" (termo equivocadamente usado por muitos para definir o palco dos templos evangélicos, já que altar de fato na nova aliança é o coração do homem) assume diante de todos os que estão sentados, participando do culto, papel de embaixador da igreja local que participa e à qual serve. Como embaixador, entende-se que o homem ou a mulher concorda e obedece todos os costumes e doutrinas da igreja e da denominação que faz parte.
      Quantos são incoerentes nesse quesito, incoerência sabida dos outros líderes e pastores, mas não confrontada, porque a liderança precisa de tais líderes incoerentes para manter o “business”, isso acontece em todas as áreas, mas muito numa área que conheço bem, a área da música. Música, como tanto tenho dito aqui, tem mantido ministérios, mais do que a pregação, dessa forma para ter uma boa banda, pastores deixam "altares” sujos com fogo estranho. Chamo aqui, todavia, para a consciência, não os pastores, mas os músicos: sejamos coerentes! Muitas coisas que pastores e igrejas pedem dos homens não são realmente exigidas por Deus, mas se forem costumes e doutrinas dos ministérios, Deus cobrará nossa desobediência, mesmo que aos olhos dele sejam coisas menores. Deus nos ensina a ter uma vida santa no sexo e nas bebidas alcoólicas (desculpem-me insistir nesses dois exemplos, mas são as teclas, que os que insistem em definir erroneamente santidade, mais batem), mas se o pastor prega de púlpito que vive em adultério quem pratica sexo sem estar oficialmente casado, desobedecer esse ensinamento, indiferente da comunhão que as pessoas que desobedecem têm com Deus, dos acertos e intimidades que cada um de nós tem com o Senhor, é pecado, senão de atultério, de incoerência, de assumir publicamente uma coisa e viver outra.
      Se queremos viver com liberdade e em paz com nossas “particularidades” com o Senhor, tenhamos muito cuidado com as alianças que fazemos com pastores e ministérios, é melhor fica sentando no meio da congregação, que subir ao "altar" em pecado. Deus nos entende e nos faz concessões que só nós sabemos, nem vou discutir isso aqui, mas tenhamos coerência, não escandalizemos ninguém, principalmente os novos convertidos, ainda tão presos a leis e ensinamentos básicos, que são necesários e dos quais depende o início da vida cristã. O Senhor, contudo, nos chama para uma coerência muita mais alta, a coerência com o exemplo de vida que Jesus deu encarnado, que nos deu as referências do homem maduro que devemos ser. Essa coerência vai além de ministérios, de pastores, do que as pessoas veem, sejam nos "altres", nos bancos, nas ruas, nas escolas, no trabalho ou na intimidade de nossos lares. Isso é muito maior que nossas particularidades com Deus, isso não é para todos, infelizmente na prática, isso é para os que realmente querem andar no caminho estreito e viver no centro da vontade de Deus. Essa coerência nos faz resistir às tentações, não as do mundo, não só a elas, mas a tentanções muito maiores, aquelas que nos são propostas dentro das igrejas, que mexem com nossa vaidade mais alta, a espiritual, pois podem nos colocar diante de crentes, de religiosos, como pessoas importantes, com um alto grau de espiritualidade.
      Sejamos coerentes, e muitas vezes é preciso fugir para o deserto para ser coerente com nós mesmos e com Deus, muitas vezes a solidão da caverna de Adulão, com os párias, é melhor que estar ao lado de Saul, arriscando a vida, como Davi fez enquanto esperava o tempo em que Deus o colocaria como líder de Israel (I Samuel 22). A coerência maior tem um preço alto, mas vale a pena, e cuidado músicos incoerentes, eu sei o prazer que é tocar e cantar, mas se essa for sua necessidade, é preferível fazer isso profissionalmente no meio secular, que em pecado na igreja. Com relação a atuação de músico convertido, eu já ouvi duas opiniões, uma, mais extrema e antiga (atualmente, ainda bem, está em desuso), diz que músico convertido só pode tocar em igreja. Bem, se o músico é profissional e se sustenta com esse trabalho digno, que paguem suas contas os que ostentam essa opinião fora da realidade. É claro que convertido, o músico escolherá melhor, à medida do possível, os ambientes em que atua, assim como Deus o ajudará a se guardar mesmo no mundo. Mas a outra opinião diz justamente o oposto, orienta que músico deve tocar tudo o que puder, seja trabalhando nas escolas e outros ambientes, para que chegue no templo e ofereça um louvor musical realmente isento de vaidades e outras intenções. Isso com certeza é uma forma eficiente do músico ser coerente, ter harmonia entre o que deseja, o que diz e o que faz, respeitando tempo, local e intenções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário