quinta-feira, abril 12, 2018

Santidade

      Ser santo é querer ser santo sempre, mesmo que não se consiga sempre, mas que seja na maior parte do tempo. Sim, porque como diz o ditado, "de boa intenção o inferno está cheio", além do mais, o Espírito Santo habita o coração do convertido, ele capacita o cristão a ser santo. Se alguém diz que é novo nascido em Cristo e não tem vitória sobre os vícios e pecados mais sérios, na maior parte do tempo de sua vida, alguma coisa está muito errada, esse alguém pode estar mentindo, convencido, não convertido.
      Outra argumentação equivocada é aquela que diz "a carne é fraca", nesse caso fraca, mas que vence sempre, muitos não vencem o pecado porque na verdade, no fundo de seus corações, não querem. Podem até racionalmente saberem que ser santo é melhor, agrada a Deus, não traz culpa, faz bem ao corpo, à alma e ao espírito, mas no sentimento, gostam principalmente do prazer que muitos pecados trazem, principalmente os ligados a sexo e consumo de substâncias que alteram o estado de consciência, como bebidas alcoólicas. Sim, a decisão de querer ser santo deve começar na cabeça, mas ela precisa ser sentida, com oração e consagração, no coração, de maneira profunda e extensa. Só essa disposição, séria e responsável, começará a mudar nossa vida de maneira efetiva. Senão seremos eternamente cristãos infantis, pecando de manhã, pedindo perdão à noite para pegar na próxima manhã novamente.
      Repito o que já disse aqui, não podemos nos acostumar com certos pecados, nunca, até a morte física, quando finalmente nos desprenderemos desse corpo corrompido e ganharemos novos corpos transformados. Ser santo é estar separado, é não seguir o que a maioria muitas vezes acha melhor, mais gostoso, mais certo. Ser santo muitas vezes é se isolar e perder amizades, incluindo dentro de igrejas, já que heresia é pecado tanto quando prostituição, e desagrada a Deus. Contudo, o cristão maduro terá sabedoria para ser santo, estar em comunhão íntima com seu Senhor, sem ser chato, fazer inimigos gratuitamente, deixar de viver uma vida equilibrada, mas satisfatória na sociedade.
      Para muitos outros, todavia, o maior desafio da santidade não é o que não fazer, mas o que fazer, saber ser livre, como Jesus era, e ainda assim se guardar do diabo e da carne. Para muitos ser santo é se libertar de legalidades religiosas, que são vaidades como qualquer outras, que no fundo só agradam a homens, mesmo que sejam homens que ostentem uma aparente santidade, que não é a santidade de Deus. Lembrando o grande ensinamento de Jesus, a santidade vem de dentro pra fora, começa no espírito e modifica o resto, alma, pensamentos, emoções, e então no corpo, jeito de ver, de ouvir, de falar, de se portar, de se vestir. Alterações na direção do andamento desse processo, não trará santidade, mas hipocrisia, falsidade e incoerência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário