domingo, abril 29, 2018

Desfrute mas não esqueça as prioridades

      Equilíbrio entre desfrutar do mundo e amar em primeiro lugar a eternidade, eis o desafio, e aqui lembro outra característica intrínseca do ser humano, ele não consegue ser equilibrado. Sempre teremos a tendência de nos abrigarmos nos extremos, é mais fácil, neles não precisamos ter bom senso, inteligência ou a verdadeira espiritualidade, neles só há leis cegas a serem seguidas. Os extremos são construídos com regras, o centro é fundamentado em escolhas, as regras são antigas, as escolhas se renovam a cada dia. Estamos no mundo, no mundo caminhamos com o corpo para sustentar o corpo, encarnados ninguém é plenamente espiritual, quem busca isso, age com insanidade buscando uma utopia. Desconfie de "crentes" que querem ser muito "espirituais" tanto quanto de homens viciados em drogas ou sexo, e veja que coloquei as palavras crentes e espirituais entre aspas, pois os crentes e espirituais genuínos buscam equilíbrio, não extremos. O diabo tem muito interesse em aprisionar em extremos aqueles que amam extremos, mas ele também tem interesse em dizer que o cristianismo é um extremo, para manter afastado do cristianismo, e perto dele, aqueles que odeiam o cristianismo. 
      Entenda bem, equilíbrio não é desfrutar da carne e do Espírito ao mesmo tempo, dividindo tempo e energia entre os extremos, esse equilíbrio equivocado é impossível, quem diz que vive assim na verdade está 100% no extremo carnal. Talvez o ponto seja entender o que é carne e o que é espírito, o que é certo e o que é errado, o que agrada a Deus e o que não agrada. Sexo não é em si pecado, portanto, tentar não praticá-lo sob hipótese alguma, não é ser espiritual, não para todas as pessoas, vislumbrando aqui a possibilidade de Deus chamar alguns para serem santos assim. Normalmente Deus separa homens e mulheres, chama-os para serem santos, à medida que vivem vidas simples e comuns na sociedade, estudando, casando, criando filhos e envelhecendo como seres humanos produtivos e positivos no planeta. Dessa forma as pessoas podem fazer sexo, de preferência num relacionamento estável e duradouro, podem beber bebidas alcoólicas, com limites, podem se divertir, com lazer sadio que não violenta o homem em nenhuma esfera. O ser humano pode usufruir de coisas materiais sem obsessões, sem que elas se transformam em vícios, vício é tudo aquilo que tem controle sob o homem, e não o contrário, que o homem controla, vício é ídolo e ídolo é vício, seja algo físico, intelectual ou espiritual. 
      Religião pode ser vício tanto quanto cocaína, sexo pode ser um ídolo, tanto quanto uma pessoa famosa, por ser ou ter sido um artista competente ou um religioso caridoso. Equilíbrio só existe obedecendo o Espírito Santo, não à religião, a líderes religiosos, a rituais religiosos ou a qualquer prazer físico que nos levam a extâses emocionais temporariamente. Nem a Bíblia, por ela só, confere equilíbrio, se o homem lê-la, guarda-la na mente e tentar viver todos os seus ensimamentos, ainda assim só estará na porta da salvação, para abrir a porta precisa do Espírito Santo, com o Espírito Santo a Bíblia ganhará novas cores à luz da presença de Deus. Cuidado, como tantas vezes já disse aqui no blog, não se engane com religião nem com trabalhos religiosos, busque a Deus, ache-o e obedeça-o, se fizer isso não cairá no engodo de querer agradar a homens, terá libertação, paz e achará a Deus, o Senhor do verdadeiro equilíbrio, no qual podemos desfrutar uma vida humilde, mas tranquila e satisfatória. Desfrute, mas não esqueça as prioridades, no temor de Deus, orando muito para que faça as escolhas do dia a dia com sabedoria, você conseguirá achar esse equilíbrio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário