quinta-feira, abril 19, 2018

Humildade

      Eis a virtude das virtudes, só o pronunciar da palavra “humildade” parece já nos deixar desqualificados para ter mesmo o mínimo de humildade. Virtudes como fé e amor, são causas, já paz e humildade, a princípio, são efeitos de muitas coisas. São consequências de um abrir de mão geral de direitos, que obviamente trarão bênçãos como prosperidade espiritual e vida material longa e satisfatória. Humildade real é algo tão raro que muitos, mesmo cristãos, passam pela vida sem entenderem de fato o que ela é, sem nunca terem experimentado-a. Sofrimento e ausência de reconhecimento humano, não fazem alguém mais humilde. Ninguém é humilde simplesmente por ser pobre, aliás, atualmente, nunca se viu tantos sem poderes financeiros e tão arrogantes, que não se esforçam honestamente para mudar de vida e que acabam escolhendo o crime para conseguir bens materiais. Políticos e pastores inescrupulosos têm se aproveitado disso.
      O que é humildade? O Google diz que é “virtude caracterizada pela consciência das próprias limitações, modéstia, simplicidade". Na sociedade e nas religiões vemos homens e mulheres que nos passam um sentimento de humildade legítima, são pessoas assim, como na definição do dicionário, modestas, simples, que pagam altos preços pelo bem dos outros. São seres humanos discretos, que fazem muito e falam pouco, e fazem muito o bem. Vejo no clero católico seres humanos dessa estirpe, São Franciso é um exemplo clássico e histórico de humildade, abriu mão de bens materiais para servir aos pobres. A madre Teresa de Calcutá é outro maravilhoso exemplo de ser humano humilde, que negou a si mesma em benefício do próximo. Evangélicos e protestantes, não menosprezem esses católicos, sob nenhuma circunstância, muitos desses terão mais honra na eternidade que muito pastor famoso e “dono” de ministérios poderosos e com milhares de seguidores.
      O evangelho, contudo, na palavra direta de Jesus Cristo, nos textos do sermão da montanha, um dos materiais, senão o material, mais relevante do reino de Deus, dá a definição reveladora sobre humildade, “bem-aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança” (Mateus 5.5), em outra versão diz "mansos", e no capítulo 11, verso 29, também de Mateus, Jesus diz, “Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mimn, qua sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas”. Humilde de coração, esse é o ponto, mais que nas obras externas, aquilo que as pessoas veem, mas no interior do alma, lugar onde só Deus conhece e só o Espírito Santo pode mudar. Tem muita gente com um jeito duro, com dificuldades para tratar o próximo com alguma elegância, mas que é humilde de coração, por outro lado, muitos com aparência mansa, amorosa, possuem um coração orgulhoso, sem humildade real, não nos enganemos.
      Na verdade todas as bem-aventuranças descrevem o humilde verdadeiro, os frutos de prática de vida daqueles que são realmente humildes de coração, e as bênçãos que eles colherão por causa disso. Interessante que uma consequência direta da humildade, citada por Jesus, não é uma bênção espiritual, mas material, "receberão a terra por herança". Isso parece opor-se a ideia que a velha aliança nos passa, quando vemos uma cultura de conquista da terra por guerras e trabalho puramente fisico. Mas Cristo deixa claro a diferença da nova aliança, que ensina que herança material pode ser obtida por meio de prioridades espirituais. Se por um lado devemos olhar todos os seres humanos com cuidado, com temor a Deus, sem julgamentos, principalmente aqueles julgamentos que diminuem as pessoas, por outro lado é preciso ter consciência que sem o Deus real do evangelho, muitos homens ainda assim fazem o bem, executam boas obras, e em muita quantidade, mais do que muitos cristãos novos nascidos em Cristo.
      Vejam os espíritas cardecistas, se esmeram em fazer caridade, em asilos, orfanatos, casas para doentes mentais, ONGs, etc, mesmo que acreditem numa religião que vai contra a doutrina de salvação do evangelho. Abro um parentêses para uma atenção, muitos religiosos usam o chavão que ajudar os pobres, amar o próximo e fazer boas obras, é o evangelho, pois Jesus fazia isso. Sim, Cristo fazia boas obras, mas em comunhão com Deus através do Espírito Santo. Os fins justificam os meios, como muitos espíritas gostam de dizer, não é verdade. Muitos podem até ser abençoados pelas obras de tais, mas tais obras não compram direito à uma eternidade com Deus, mesmo porque os cardecistas não acreditam num inferno definitivo e único. Evangelho é antes de tudo aceitar Jesus como único e suficiente salvador, não existindo reencarnação ou comunicação com espíritos de falecidos. Essa verdade precisa ser ensinada, com sabedoria, em amor, mas com coragem, pelos verdadeiros evangelistas cristãos, fecho parênteses.
      A verdadeira humildade dá louvor a Deus, e a mais ninguém, por isso Jesus ensina que quando fazendo caridade, o que faz uma mão, não saiba a outra (Mateus 6.3), na humildade há uma discrição sincera e espiritual. Na humildade não se espera recompensa por nada, nem no céu, nem de Deus, se faz, se cala, e nos sentimos extremamente satisfeitos com isso, no segredo de nossos corações. O mistério sobre esse assunto é um só, os gestos de real humildade nunca serão conhecidos, os humildes que os praticarão, dificilmente receberão de outros homens honra por isso. Quem descobre a humildade a esconde, diferente de outras virtudes. A humildade só pode ser realmente exercida no Espírito Santo, de outra maneira o ego humano não a suporta, de alguma forma, por mais sutil que seja, o ser humano exigirá algum tipo de recompensa, e aí não é mais humildade, e aí não glorifica mais a Deus.
      Talvez no final de nossas vidas, quando o corpo estiver rendido, quando a alma estiver esgotada, o Espírito Santo encontre em nós o silêncio que precisa para gerar em nós humildade. Talvez, então, entendamos de fato o que é ser humilde, até então, neguemo-nos a nós mesmos e nunca, nunca nos consideremos humildes, mesmo que queiramos ser com todo o nosso coração. Só tomando o jugo de Jesus, aceitando dores e limites, incompreenções e injustiças, e de maneira alguma tentando exigir direitos ou exercer vingança, é que aprendemos o caminho da humildade e da mansidão. Muitos fazem tantos sacrifícios para terem paz, jejuns, promessas, trabalho e mais trabalho. Mas paz de fato, só existe na aceitação dessa realidade espiritual, o jugo humilde de Cristo, só nele há descanso para as nossas almas. Mais que isso, o humilde herdará a terra, que os arrogantes tanto desejam quando não dão prioridade para a vontade do Senhor em suas vidas. A vontade de Deus é que seus filhos sejam realmente humildes, guarde isso em teu coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário