quinta-feira, julho 05, 2018

Humildade e temor

      “O galardão da humildade e o temor do Senhor são riquezas, e honra e vida.Provérbios 22.4 

      Um versículo perfeitamente maravilhoso, abrange todas as áreas da existência humana, fala do melhor de dois mundos, o espiritual e o material, mas sempre colocando Deus e as virtudes no Espírito Santo como primazias é prioridades. Quando lemos um texto assim, pequeno, simples, mas tão sábio, ficamos maravilhados e só podemos dizer uma coisa, amo a Bíblia, mais que qualquer outra sabedoria, amo a maneira como Deus me fala, amo a verdade, pura e plena, da voz do único e verdadeiro Deus quando me consola sobremaneira. Humildade, a virtude das virtudes, uma coisa que só o falar  parece que já nos deixa mais longe dela, mas também uma característica espiritual que pode ser tanto escondida quando falsificada. Esconder a humildade não é um problema, o humilde de fato o é no coração e é discreto sempre, mas o que precisamos entender é que humildade é virtude, antes de tudo, espiritual. 
      Tricotomia é uma maneira de mapear o ser humano em três áreas, espírito, alma e corpo, eu gosto de ver o homem assim, sempre uso esse mapa aqui. O espírito tem prioridade sobre a alma que tem sobre o corpo, o Espírito Santo fala ao espírito humano que depois é interpretado pela alma, nossos pensamentos e nossas emoções, que por ultimo expressa através dos sentidos e funções do corpo físico nossa existência com a realidade. A verdadeira humildade começa no espírito humano em sintonia e sincronia com o Espírito de Deus. Falsas humildades podem acontecer na alma e no corpo, mas não nascem do Espírito Santo. Pessoas calmas, controladas, elegantes, generosas, podem ter uma espécie de humildade naturalmente na alma, mas isso não significa que nasceram de um espírito em comunhão com Deus. Outras pessoas têm um domínio sobre o corpo, sobre os desejos, vivem em regimes disciplinas do corpo, escolhem a melhor alimentação, sem vícios ou excessos, isso pode ser uma humildade física, mas não é humildade espiritual.
      Assim, não confundamos traços de personalidade com virtudes espirituais, muitos que parecem rudes, podem ser humildes de coração, outros, gentis, podem guardar um orgulho espiritual muito grande dentro de si. A verdadeira humildade tem Deus como referência, tem temor a Deus. Mas como sempre acontece, reconhecemos alguém pelos frutos. O galardão da humildade e do temor do Senhor, e é impossível separar essas virtudes, estão intrinsecamente presas uma a outra, como causa e efeito uma da outra, enfim, o realmente humilde e temente, só esse, colhe riqueza, honra e vida, e tudo isso de maneira realmente satisfatória. Honra é ser reconhecido pelos outros como alguém importante em alguma área, riquezas é ter o suficiente em dinheiro e bens para viver uma vda confortável neste mundo, mas vida é o contrário de morte e de tudo que morte representa. Vida é não desejar a morte, não temer a morte e nem matar, seja do jeito que for, ninguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário