31/08/19
O que é o amor de Deus?
30/08/19
Não precisamos saber tudo, só o mais importante
29/08/19
Tempo da informação
28/08/19
Não seja plateia de batalha alheia
27/08/19
Muito feliz é o perdoado por Deus
26/08/19
Não arrogue ter a dor maior
25/08/19
O que de fato é morrer pra dar fruto?
24/08/19
40 anos de solidão
23/08/19
Sou só um peregrino
22/08/19
Altíssimo Deus
21/08/19
A providência de Deus
Salmos 104.24-30
Experimentam a providência de Deus, têm do Senhor o sustento, aqueles que andam com Deus, aqueles que sincronizam suas vidas com a vontade do Senhor. A natureza faz isso de forma natural, simplesmente existe na vontade de Deus e recebe dele o sustento. O pecado do homem, contudo, desequilibra essa existência natural e pode privar não só ele, mas também todo o planeta Terra da providência divina. O elemento caótico que transformou o universo é o pecado do homem, o que é pecado? É tentar existir sem Deus.
Isso não significa necessariamente que se quer fazer o mal ou que se vive viciado nos prazeres materiais, ainda que o homem seja civilizado, moral e se preocupe com o equilíbrio do planeta Terra e com justiça para com a humanidade, se Deus, o Deus do verdadeiro cristianismo, estiver fora do centro da vida do homem, o universo, físico e espiritual, está em caos e tende a um colapso eminente.
Por que a agenda anti-Cristo se preocupa tanto com ecologia, com sustentabilidade, com as florestas, com os animais e com o sofrimento principalmente das minorias? Porque sabe disso, mas insiste, na cegueira inenrente a todo arrogante, que pode fazer tudo funcionar de maneira equilibrada, mas sem Jesus. Tarefa impossível de ser realizada, só Cristo salva, só Deus sustenta, só o Espírito Santo fala em nome do evangelho, fora disso é perdição e faltará a providência de Deus em algum momento.
A humanidade não terá o sustento mínimo para continuar existindo quando mais necessitar. Contudo, no final, em meio a um caos generalizado, muitos buscarão ajuda naquele que representar o anti-cristianismo no planeta, e os que ainda quiserem salvação, ainda que tardia, pagarão com a própria vida por isso. Muitos, contudo, complicam algo que é simples, andar com Deus nos livra do mal, e isso não é ser perfeito, mas assumir pecados e confiar no perdão exclusivo de Jesus.
Muitos buscam milagres como se isso fosse a maneira natural de Deus agir e privilégio especial de cristãos super espirituais. Milagres, como a palavra significa, são eventos extraordinários, que acontecem de vez em quando, em situações onde outro tipo de solução não é possível. Mas será que é isso o plano original de Deus para o homem, que em Cristo pode ser, ao menos em parte, restaurado neste mundo? O segredo está na palavra sincronismo, o que anda com Deus está sincronizado com sua vontade.
Nesse sincronismo a providência é natural, nada é extraordinário, e ainda assim aquele que prova isso adora a Deus o tempo todo, por ter ar para respirar como se fosse o maior dos milagres. O melhor seria não buscarmos milagres, mas vivermos no milagre e sermos um milagre nas vidas dos outros, assim a providência de Deus nunca faltaria e todos e tudo poderiam ser naturalmente sustentados por Deus.
A ciência pode explicar tudo? Sim, eu creio assim, e se houvesse tempo a humanidade entenderia cientificamente, de maneira empírica, o mundo espiritual e saberia de fato como Deus sincroniza tudo com aqueles que estão sintonizados nele, que existem na mesma “frequência harmônica “ do Altíssimo. Nunca houve e nem nunca haverá conflito entre a verdadeira ciência e os conhecimentos que temos por fé, já que a verdadeira fé é inteligente não nega fatos provados cientificamente, nem a verdadeira ciência nega aquilo que ela ainda não provou se é uma verdade científica. O não explicado é possível, mesmo que ainda improvável, mas o explicável deve ser avaliado pela fé e acurado, não demonizado.
Começamos refletindo sobre a providência de Deus e acabamos pensando sobre fé e ciência, sobre coisas naturais e coisas extraordinárias, mas o assunto é o mesmo. Para aquele que teme a Deus de fato, contudo, não importa, Deus provê, mesmo que seja através de um médico, o milagre da cura física é feito, e o Senhor, acima de tudo, é louvado por isso. O que teme a Deus de verdade sempre vê o Senhor na história, por isso ele é santificado e viverá na eternidade com o Santíssimo.
20/08/19
Salvos pela graça
19/08/19
O inverso do que muitos pensam
18/08/19
Que seja no tempo melhor
17/08/19
Deus poupa os humildes e os profetas
“E sucedeu que, subindo de Jerusalém o exército dos caldeus, por causa do exército de Faraó, Saiu Jeremias de Jerusalém, a fim de ir à terra de Benjamim, para dali se separar no meio do povo. Mas, estando ele à porta de Benjamim, achava-se ali um capitão da guarda, cujo nome era Jerias, filho de Selemias, filho de Hananias, o qual prendeu a Jeremias, o profeta, dizendo: Tu foges para os caldeus. E Jeremias disse: Isso é falso, não fujo para os caldeus. Mas ele não lhe deu ouvidos; e assim Jerias prendeu a Jeremias, e o levou aos príncipes.”
Jeremias 37.11-14
“Assim diz o Senhor: O que ficar nesta cidade morrerá à espada, de fome e de pestilência; mas o que sair aos caldeus viverá; porque a sua alma lhe será por despojo, e viverá. Assim diz o Senhor: Esta cidade infalivelmente será entregue na mão do exército do rei de Babilônia, e ele a tomará. E disseram os príncipes ao rei: Morra este homem, visto que ele assim enfraquece as mãos dos homens de guerra que restam nesta cidade, e as mãos de todo o povo, dizendo-lhes tais palavras; porque este homem não busca a paz para este povo, porém o mal.”
Jeremias 38.2-4
16/08/19
Creia para saber, então saiba para crer
15/08/19
Seja alguém melhor e grato a Deus por isso
Salmos 100
14/08/19
Trabalhe e fique em paz
13/08/19
Diante de Deus todos caem
Isaías 6.1-7
12/08/19
Deus conhece o sincero bom
11/08/19
O mal mudou de estratégia
A reflexão de hoje é sobre um tema que de tempos em tempos escrevo aqui, o final dos tempos e uma igreja decadente. Se você procura uma palavra de consolo pessoal, sobre um salmo ou uma exortação paulina, bem, não é o caso. Insisto nesse tema porque sinto que é uma das relevâncias do blog, parte da visão profética desse espaço, sobre a qual aquele que vos escreve está pronto para dar satisfação ao Pai. Não, não é jogar pedras na noiva do cordeiro, mas levantar-se sem medo contra falsos pastores e igrejas-empresas, e sim, uma chamada de atenção para que a noiva acorde e se vista com vestes brancas de festa pois o tempo urge.José Osório de Souza, 7 de agosto de 2019
Talvez depois disso voltemos a nos reunir nos lares com o singelo propósito de adorar e orar, com simplicidade, humildade e verdadeira santidade, aquela, imprescindível à genuína noiva do cordeiro. “Tocai a trombeta em Sião, santificai um jejum, convocai uma assembléia solene. Congregai o povo, santificai a congregação, ajuntai os anciãos, congregai as crianças, e os que mamam; saia o noivo da sua recámara, e a noiva do seu aposento. Chorem os sacerdotes, ministros do Senhor, entre o alpendre e o altar, e digam: Poupa a teu povo, ó Senhor, e não entregues a tua herança ao opróbrio, para que os gentios o dominem; porque diriam entre os povos: Onde está o seu Deus? Então o Senhor se mostrou zeloso da sua terra, e compadeceu-se do seu povo.” Joel 2.15-18