sábado, janeiro 04, 2020

Fé é obediência

      Uma vez, com a incumbência de dirigir uma vigília de oração, cheguei mais cedo no templo e dividi as cadeiras em vários círculos, preparando o local para receber muita gente, pelo menos umas trinta pessoas, que para a média atual de duzentas pessoas em cultos dominicais é bastante, eu pretendia usar o espaço para ter num determinado momento grupos separados de oração. As pessoas começaram a chegar e não foram mais de dez, então, uma pessoa, olhando a organização das cadeiras, me disse, “você deve estar com fé, está esperando bastante gente”, ela de fato não achava que viria tanta gente assim, como de fato não veio. 
      Deus me levou a refletir sobre isso e me deu, para aquele caso específico, uma resposta. Disse-me o Senhor, “não vieram poucas pessoas porque você não teve fé, mas porque as pessoas não tiveram fé para vir, você fez a tua parte, creu e se preparou, fique em paz”, para o caso específico que compartilhei, que também é o de muitas outras atitudes que tomamos na obra de Deus, a fé, a minha no caso, como líder do culto, não foi menor e por isso pouca gente veio, minha fé foi suficiente para que eu me preparasse para receber muitos. 
      Algumas vezes, a vontade de Deus é que façamos algo, criando uma oportunidade para que as pessoas sejam abençoadas, contudo, se elas não aproveitarem a oportunidade a responsabilidade será delas, foi importante no plano de Deus que essa porta estivesse aberta. No futuro, quando Deus julgar, e todos passamos por juízos, muitos deles ainda em vida neste mundo, as pessoas que não entraram nas portas que Deus abriu não poderão dizer que não não entraram porque não acharam portas abertas, mas foi porque elas não quiseram entrar. 
      O profeta, o servo de Deus, cumpre a vontade de Deus simplesmente por obedecer a Deus, ainda que pareça que o que ele fez não foi bem sucedido ou aprovado pelos homens, assim indiferentemente do que os homens pensem, falem ou façam, o fiel deve obedecer o Senhor, sabendo que isso tem um propósito no plano de Deus. Se Deus mandou, faça, e seja como for que os homens interajam com isso, fique em paz, se Deus mandou, um propósito maior tem, a fé do servo é julgada pela obediência e não pelos frutos aparentes e em curto prazo. 
      Isso, contudo, e para os servos maduros, que não dependem de homens, e que não voltam atrás mesmo que aparentemente seus ministérios pareçam não estar dando certo. Quantos profetas de Deus na Bíblia falaram por anos a povos rebeldes, e além de não serem ouvidos ainda foram perseguidos, mas ainda assim tiveram fé e cumpriram suas missões. Ministério profético, contudo, o verdadeiro, não é pra qualquer um, muitos desistem quando pensam que só porque Deus mandou haverá resultado positivo e visível rapidamente. 
      Mas nós sejamos daqueles que persistem, que creem em Deus e que obedecem, no final cada um saberá a importância de seu ministério e o real propósito que Deus tinha com ele, pra terminar fiquemos com as palavras do escritor da carta aos hebreus. “Porque ainda um pouquinho de tempo, E o que há de vir virá, e não tardará. Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma.” (Hebreus 10.37-39).

Nenhum comentário:

Postar um comentário