quinta-feira, janeiro 30, 2020

O homem, o tempo e o fruto

      “A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um.” I Coríntios 3.13

      Não tente ofuscar, esconder ou destruir, de alguma maneira, o trabalho de alguém, que ele seja feito e que venham à tona os frutos, que esses frutos revelem as intenções, a luz, o bem de quem trabalhou para que eles brotassem. Se você tem dificuldade para se relacionar com alguém, se você, por algum motivo, se desentendeu com alguém e não conseguiu mais ter um bom relacionamento com esse alguém, não use esse desconforto como álibi para diminuir o trabalho dessa pessoa. Deus ama a todos e todos têm seu espaço de honra debaixo do Sol, mesmo que nós não gostemos de alguns ou alguns não gostem de nós, assim respeitar o trabalho de todos é temor a Deus, que nos guarda de amargura.
      Os que criticam e buscam defeitos nos trabalhos de algumas pessoas só porque essas pessoas de alguma maneira os deixam desconfortáveis com suas auto-imagens e vaidades, serão envergonhados e caminham para a solidão, ainda que sejam pessoas até mais competentes que aquelas as quais criticam. Valorizar os seres humanos, todos eles, é honrar a Deus, é adorar ao Senhor por suas criações e sua providência, que distribui com sabedoria dons e talentos aos seres humanos, assim, se os amigos merecem nossos elogios, mais ainda os que se fazem de nossos inimigos, e na pior das situações, só o nosso silêncio distante e totalmente entregue nas mãos de Deus, sem qualquer espécie de retaliação. 
     Abaixo de Deus e sob seu gerenciamento, a maior potência sob os homens é o tempo, encarnados somos obrigados a conviver e administrar o tempo, os que não têm paciência estão mais fragilizados para cometerem muitas espécies de pecados, não ter temor a Deus é basicamente ser impaciente. O tempo mostra a verdade sobre os homens, o tempo depura as intenções e prova os corações, frutos precisam de tempo para aparecerem a partir de uma simples semente escondida na terra. Assim, nunca julgue o trabalhador, não sem antes ver o fruto, e mesmo depois tema a Deus e cale-se, caso o fruto seja amargo, fruto amargo deve ser provado só pelo que o plantou, por mais ninguém.
      Mas aos que forem pacientes, que prosseguirem trabalhando, se esforçando, fazendo o melhor possível, que nem se importarem com o ponto de chegada, apenas em serem excelentes no processo, fazendo de cada dia um dia especial, aos que mesmo após terem colhido os primeiros frutos, não se contentarem e pararem para viverem de louros iniciais, aos que olharem para além da primeira morte, que vislumbrarem a eternidade, esses serão agraciados pelo tempo. Não, não é fácil ser paciente, eu que o digo, a impaciência colhe verde e azedo, assim como julga mal e injustamente, mas no Espírito podemos gerar paciência em nós para entendermos um pouco como é a essência do Deus para o qual tempo não existe. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário