segunda-feira, janeiro 13, 2020

Quando a felicidade existe?

      “Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão.” Efésios 5.1

      Liberdade não é necessariamente ter sim para fazer tudo, mas é não sofrer com certos nãos, ser livre é ser feliz mesmo com algumas algemas. Entendemos isso quando deixamos de fazer certas cobranças, já que a existência de felicidade está intrinsecamente ligada à ausência de cobrança. Isso não significa aceitar tudo sem fazer exigências, mas é não cobrar de quem nada pode dar ou não exigir mudança de situação que definitivamente nunca vai mudar.
      Mas isso não é fácil, temos muitas vezes uma necessidade terrível de cobrar as coisas dos outros, de jogar culpa nos outros, de querer que as pessoas sejam diferentes para que nós sejamos felizes, assim baseamos nossa felicidade nos outros e não em Deus e em nós mesmos. Cobramos atenção, palavras, amor, culpamos para exigirmos dos outros responsabilidades que não queremos nós mesmos assumir, queremos que as pessoas sejam diferentes para não sairmos de zonas de conforto. 
      Cobrar uma vez até pode ser útil, mas não devemos insistir com isso e sofrer. Se a situação não muda ou a aceitamos e nos calamos, ou mudamos, seja de situação, de ambiente, de relacionamentos, e isso inclui, principalmente, o meio profissional e o ministerial. Já o familiar é mais complicado, amigos se troca, mas de família não, já disseram que amigos é a família que escolhemos, mas muitas vezes não temos amigos mesmo entre os familiares, que têm laços de sangue comuns conosco. 
      Assim, o que definitivamente não se pode mudar administra-se com educação e com certa distância, nunca achando que temos obrigações, ainda que sejam parentes. Temos obrigações, por assim dizer e essa palavra nem é a melhor para esse assunto, com Deus, com filhos e com cônjuge (veja bem a ordem que coloquei as coisas, tire você suas conclusões...), com os outros, mesmo com pais, tenhamos respeito, mas com sabedoria. 
      Para ser feliz é importante saber dizer não, muito mais que dizer sim, muitos são infelizes porque disseram sim demais, mas certos sins, ainda que pareçam desconfortáveis, são libertadores, nos mostram que podemos ser felizes apesar de certas coisas, nos mostram que certas algemas são só parte do vestuário, não de nossa alma, e que nós somos muito maiores que elas, ainda que sob o olhar alheio pareçamos presos por elas. Liberdade plena mesmo só na eternidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário