sexta-feira, janeiro 31, 2020

Mente de Cristo

      “Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais. Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.I Coríntios 2.12-16

      Eu amo o texto inicial de Paulo, muitos não captam sua profundidade, nele o apóstolo-teólogo une conceito espiritual com intelectual, fé com conhecimento, constrói um entendimento maduro sobre a obra de Cristo em nossas vidas, que vai muito além do leite espiritual que muitos acham atualmente que é alimento de cristão crescido quando não é. O que é leite espiritual? São as primeiras e básicas coisas do caminhar com Cristo, fé, perdão de pecados, salvação eterna, santidade e adoração, mesmo dons espirituais, que muitos acham serem efeitos de vida altamente espiritualizada, também é o início da caminhada, não o fim (como tantas vezes já refletimos aqui).
      Alimento espiritual de cristão crescido leva a um confronto com todas as realidades, sem a proteção inicial que as crianças precisam, conduz a um longo processo de cura pessoal e conhecimento divino, que não interfere na salvação, mas que permite tanto o auto-conhecimento quanto uma intimidade profunda com Deus e o mundo espiritual. Não, ninguém precisa de maturidade espiritual para ter direito à eternidade melhor e a um cuidado especial do Senhor neste mundo. Maturidade, assim como o novo nascimento inicial, é uma questão de escolha, ainda que o Espírito Santo que habita o homem após o novo nascimento atraia o filho de Deus sempre para o crescimento, mas só cresce quem se permite crescer. 
      Como sabemos se damos ao Espírito de fato liberdade? Quando experimentamos um conhecimento crescente daquilo que nos foi dado gratuitamente no início, como diz o texto. Veja bem, Deus já está em nós e nos abençoa, mas ainda assim podemos não entender ou conhecer sua atuação, porque ainda que ser curado só dependa de fé, saber como essa cura é operada depende de nós, de “filosofarmos no Espírito”, digamos assim. Isso é nos alimentarmos de comida espiritual de adulto, isso é uma escolha de trabalho, assim implica em querer isso e em se dar ao trabalho de buscar. O que nós precisamos saber é que no novo nascimento, quando o Espírito Santo nos sela, ganhamos a “mente de Cristo” e o potencial para crescer.
      “Dado gratuitamente por Deus”, “não com palavras de sabedoria humana”, “o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus porque lhe parecem loucura”, isso tudo vai contra o entendimento de ocultistas e esoteristas (e filósofos) que diz que o conhecimento mais profundo pode ser adquirido por homens que queiram isso. Sim, querer é preciso, deve-se escolher querer questionar e aprender mais, mas só depois que o Espírito de Deus é dado por Deus através de uma fé que dá um pulo no escuro, sem conhecimento. Muitos podem até, por esforço próprio, adquirirem profundos conhecimentos sobre o mundo espiritual, alguns até desconhecidos pela maioria dos cristãos.
      Mas por si só ninguém nunca entenderá a relevância de Jesus, e portanto nunca será salvo e terá o melhor da eternidade. Ninguém conhece a Deus, assim Deus precisa nos dar sua mente, em Cristo, para que possamos conhecê-lo, ao menos um pouco. Ah se os cristãos entendessem de verdade a profundidade desse mistério, que recebemos a mente de Cristo, não só o privilégio de sentir a presença de Deus, mas também o intelecto de Cristo para conhecer de fato as verdades universais. Essa capacidade muitos que se acham espirituais não têm, vai muito além dê emoções, só ela pode nos levar a uma maturidade espiritual realmente verdadeira de auto-conhecimento e intimidade com o altíssimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário