domingo, janeiro 12, 2020

Livres em Cristo

      Quem não luta por si, luta pelos outros, que não se liberta, se aprisiona, quem se abdica de direitos acaba se achando no dever de ser direito de outros. A melhor das batalhas, contudo, é lutar em Deus, não por Deus, Deus não precisa que ninguém lute por ele, mas lutar nele. Só em Deus pode-se perder tudo e ainda ganhar o melhor, só em Deus abdicamos de direitos para nos tornarmos de fato livres. 

      “Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão. Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará. E de novo protesto a todo o homem, que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei. Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído. Porque nós pelo Espírito da fé aguardamos a esperança da justiça. Porque em Jesus Cristo nem a circuncisão nem a incircuncisão tem valor algum; mas sim a fé que opera pelo amor.Gálatas 5.1-6

      O texto da carta aos Gálatas fala de liberdade, contudo, apesar de muitas vezes ser usado (o 1º versículo) para ensinar sobre a libertação que temos dos vícios da carne, aplicação que não deixa de ser legítima, seu escritor, o apóstolo Paulo, o usou para ensinar sobre liberdade religiosa, portanto, sobre uma escravidão que pode afligir o homem em valores religiosos e na área espiritual, não na carnal. (Entendimentos equivocados da Bíblia podem acontecer quando lemos um versículo e nos esquecemos de todo o resto do capítulo, quando texto é usado fora de contexto, uma grande parte de cristãos não percebe como muitas doutrinas são baseadas em textos fora de contexto...). 
    Aliás, algo que muitos precisam entender, é que grande parte dos textos das cartas de Paulo falam aos judeus de sua época que tinham dificuldade em aceitar o evangelho como algo superior à lei, que não viam na salvação de Cristo eficácia maior e mais suficiente que a purificação oferecida aos que obedeciam a velha aliança judaica, a lei mosaica. Ainda assim, aplicamos muitos dos textos paulinos em outros ensinos, num contexto atual e não no da época em que os textos foram escritos. (Heresias podem ser criadas assim, ainda que superficialmente pareçam baseadas na Bíblia, dessa forma argumentar que algo tem que ser obedecido porque está na Bíblia não é o suficiente, é preciso um entendimento a mais).
      O que tem haver à reflexão inicial com Gálatas? A reflexão inicial fala sobre uma falsa liberdade, mas também fala sobre uma tendência que todos nós temos de ficarmos presos a certos valores, a certos costumes, a certas tradições, a certos deveres, porque isso é zona de conforto emocional e social para nós. Assim, liberdade tem seu preço, e a verdadeira e maior das liberdades, a de Jesu, tem um preço maior. Um deles, talvez o mais caro, seja não darmos mais importância ao que os outros pensam, seja relegar a aprovação que se ganha por preservar tradições, por fazer parte de um grupo, tradições e grupo humanos, para então pertencer a algo muito melhor, fazer parte do reino verdadeiro de Deus (Galatas 1.10).
      Muitos judeus da época de Paulo, nem talvez porque tivessem alguma convicção espiritual maior, mas simplesmente para não perderem o respeito de outros judeus, e principalmente de líderes religiosos judeus, até vinham para o evangelho, mas queriam continuar obedecendo a antiga aliança, circuncidando seus filhos e mesmo se circuncidando (se ainda não sabe o que é circuncisão busque no Google). Como temos dificuldade para sermos livres, como temos dificuldade para aceitar a liberdade, muitos de nós a tememos pois achamos que nela cairemos nas libertinagens da carne e seremos escravos do pecado, outros passam a vida só trocando de carcereiros e de prisões, mesmo nas igrejas ainda continuam escravos. 
      Repito agora a reflexão inicial. “Quem não luta por si, luta pelos outros, que não se liberta, se aprisiona, quem se abdica de direitos acaba se achando no dever de ser direito de outros. A melhor das batalhas, contudo, é lutar em Deus, não por Deus, Deus não precisa que ninguém lute por ele, mas lutar nele. Só em Deus pode-se perder tudo e ainda ganhar o melhor, só em Deus abdicamos de direitos para nos tornarmos de fato livres.” Penso que passamos toda a vida buscando liberdade, e a maior parte dessa busca passamos nos livrando de falsas liberdades, muitos vivem uma vida inteira e nunca experimentam de fato liberdade. Jesus é liberdade, Jesus, não religião, tradição familiar ou direitos ilimitados a prazeres. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário