terça-feira, abril 25, 2023

Achei uma mulher virtuosa

      “Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis. O coração do seu marido está nela confiado; assim ele não necessitará de despojo. Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida.Provérbios 31.10-12

      Casamento hoje, mas já há algum tempo, não é exatamente o que era casamento nos tempos bíblicos, glória a Deus por isso. Hoje não existe mais dono e propriedade, senhor e servo, superior e inferior, hoje dois que fazem uma aliança de vida em comum, para dividirem, não só amor e respeito, mas intimidade física, filhos e despesas econômicas para uma vida material digna no mundo, são seres iguais. Sempre foi assim diante de Deus, só não era diante dos homens, assim religiões foram construídas olhando casamento conforme contexto social e cultural de seus períodos históricos. Não podemos pegar uma passagem bíblica e aplicar ao pé da letra, mas como sempre dizemos aqui, os princípios podem ainda nos ensinar muito.
      “Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor”, “vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, para a santificar” (Efésios 5.22,25-26a). Como aprender com a Bíblia hoje? Simples, considerando ambos os ensinos para os dois. Sujeição, amor e fidelidade devem existir em ambos para com ambos. Um cônjuge deve se sujeitar ao outro tanto quanto o outro ao primeiro, assim decisões são tomadas em conjunto, não só por um. Se um deve ao outro amar, proteger e ser fiel, que é o que santifica, da mesma forma o outro deve ao primeiro. Não, a modernidade não deixou o casamento mais fácil, mais aberto, mas mais difícil, mais perfeito, mais justo e mais maduro. 
      Sei da boa intenção de muitos que ministram cursos para casais em igrejas hoje, mas muitas palavras estão desatualizadas, assim tornam-se inúteis para de fato auxiliarem casais nos dias atuais. Homem que deve mandar e mulher que precisa obedecer, ainda que se diga que isso deva ser feito com amor e respeito, é inadequado para os dias de hoje. Creiam, meus queridos irmãos evangélicos, isso não é a melhor orientação do Espírito Santo, é só a tradição humana cristã falando alto por medo de desagradar a homens. Mas sexualidade e casamento são temas que o cristianismo do mundo precisa reavaliar, ainda que só na teoria, já que na prática a realidade já está atualizada. O ideal seria palavra e prática viável se conciliarem. 
      Ensinemos filhos a escolherem com mais calma seus companheiros, para que casamentos sejam feitos com mais qualidade e de fato possam durar mais. Creio que uma missão de uma igreja cristã idônea é evitar divórcios assim como filhos virem ao mundo sem responsabilidade de quem os traz. Contudo, eu tenho um testemunho a dar, eu achei uma mulher virtuosa. Não, meu caminho não foi fácil, errei, me machuquei e machuquei a outros, mas a misericórdia e a graça do Senhor tiveram paciência comigo, não permitiram que as consequências de meus erros fossem mais extremas, assim me entregaram uma mulher maravilhosa, que me deu duas filhas também maravilhosas. Mais de vinte e cinco anos juntos e a amo mais a cada dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário