segunda-feira, abril 24, 2023

Escolhas certas, as que contam

      “E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra.Apocalipse 22.12

      Na maior parte das vezes julgamos as pessoas e julgamos para pior, achamos que sabemos como elas não são boas, contudo, não sabemos de suas boas escolhas. Quem sabe o que cada um de nós se esforça para ser melhor, as tantas escolhas que fazemos para não errarmos mais e fazermos as coisas certas? Sabemos o quanto as pessoas não são boas, mas não sabemos o quão pior poderiam ser caso não se esforçassem para serem melhores, e acredite de um jeito ou de outro, a grande maioria dos seres humanos quer ser alguém melhor e se esforça para isso, como eu e você nos esforçamos, ainda que ninguém saiba. 
      Muitas vezes, alguém que achamos fechado, teimoso, temperamental, com o qual temos dificuldade para sentir simpatia, mesmo para conversar sobre coisas banais do dia a dia, carrega dentro de si uma batalha terrível, contra vícios, contra rancores, contra culpas, contra o medo de errar e colocar tudo o que tem e é a perder. São empregos, casamentos, cargos na igreja, a própria sanidade, que muitos lutam só e desesperadamente para manterem, enquanto nós, presunçosos e arrogantes, do lado de fora condenamos, torcendo para que se deem mal, exigindo o que eles não podem ser e que gostariam de ser, se pudessem. 
      O grande erro que cometemos quando julgamos as pessoas, é usarmos a nós mesmos como referências de vidas verdadeiras e corretas, assim, porque fizemos determinadas escolhas certas em um determinado tempo, achamos que todos devem fazer igual. Mas quem acerta mais, quem faz dez escolhas corretas em cem, ou quem faz cinquenta em mil? Aos nossos olhos acharemos que é quem faz cinquenta, mas a referência desse foi mil, assim acertou menos que o que acertou dez em cem. Ninguém é igual a ninguém, o que cada um deve ser provado para amadurecer só Deus sabe, por isso só ele pode avaliar cada ser.
      Por isso fé, amor, misericórdia, paciência, que procuram ver os seres humanos como Deus vê, adiando o juízo e adiantando oportunidades para que se faça escolhas corretas. Por isso se conhecer em Deus e poder respeitar os outros, e quem não se conhece não se respeita, nem aos outros. Alguém parece aos teus olhos derrotado, ter chegado à velhice pobre e sem reconhecimento, principalmente na área profissional? Mas ele chegou vivo, e talvez cercado de carinho e de respeito verdadeiros que você, que se acha um vencedor, não tem, pois ele não fez muitas escolhas certas, mas fez as principais que Deus pediu dele. 
      Que cobranças você considera? As que homens e o mundo te colocam ou as que o Senhor pede? O mundo e os homens são injustos, quem a eles serve fica igual a eles, “somos os ídolos que adoramos”. Deus orienta, sugere como escolha, com paciência e amor, sempre respeitando-nos e esperando nosso melhor, ele não pede um monte de coisas. Muitas coisas que as pessoas acham serem cobranças de Deus, não são, são só coisas de homens e do mundo. O Senhor te coloca só algumas escolhas para você avaliar, se fizer essas escolhas corretamente, bastará para você ser feliz, ainda que homens e o mundo não vejam ou valorizem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário