quinta-feira, abril 06, 2023

Use o escape de Deus

      “Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.I Coríntios 10.13

      Se Deus diz que dá-nos o escape para vencermos a tentação, para que nenhuma tentação seja maior que nossas forças possam vencer, mas ainda assim estamos com alguma facilidade caindo em uma tentação, de duas uma. Ou vemos o escape e não o usamos, ou ainda não entendemos qual é esse escape, uma coisa é certa, Deus não mente, nem muda. Ocorre muito é não conseguirmos usar um escape por não o entendermos, e se o entendemos, não damos a devida importância a ele, teimamos em não aceitá-lo. 
      Escape sempre será uma disposição, uma escolha, uma atitude, uma palavra ou só uma convicção mental e emocional, que nos fortalecerá o suficiente para resistirmos à tentação do mal. Em grande parte das vezes essa tentação não é de algo excepcional, mas daqueles pecados mais comuns do nosso dia a dia, principalmente exagero com apetites do corpo, como sexo, comida e bebida, e obras da carne, como ira e inveja, sejamos honesto sobre isso. O escape nos permite superar essas fraquezas de forma objetiva. 
      Vazios, ainda que limpos, entregamos lugar para o mal, assim, além de orarmos e nos acertamos com Deus, temos que ocupar, de maneira produtiva e positiva, nosso tempo e nossas energias. O escape pode ser só estarmos ocupados com o bem. Mas tudo tem o outro lado, nos ocuparmos em demasia, mesmo com coisas que não são más, pode nos cansar, não só fisicamente, mas emocionalmente. Isso pode nos enfraquecer diante de tentações banais, assim, o escape pode ser descansarmos ou fazer algum lazer. 
      Fazer ou não fazer, o que fazermos? Às vezes estamos tão cansados que não temos forças nem para descansarmos, essa é a situação mais difícil de se descobrir o escape. Numa situação assim só uma atitude de serenidade emocional e vigilância espiritual silenciosa pode nos fortalecer. Essa situação é difícil, mas pode ser consequência de uma insistência nossa numa desobediência, que nos deixou exaustos. A vida é constante aprendizado sobre nós mesmos, coisas a princípio boas, podem se mostrar prejudiciais depois. 
      Minha experiência pessoal no momento em que escrevo este texto, é que o escape de Deus para mim, é aceitar pela fé uma informação que o Espírito Santo tem me dado nos últimos dias, e que eu não estou querendo aceitar. Nessa dúvida fico aflito, aflito fico ansioso e como efeito, enfraquecido. Aceitar o que Deus está me dizendo confirma tudo que minha fé pessoal em Deus me ensinou e me deu até aqui. Vou só descansar e aceitar, confiar no Deus que tem me conduzido em vitória, eis o escape para mim agora. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário