quarta-feira, abril 26, 2023

Tempo prolongado ou abreviado?

      “O temor do Senhor prolonga os dias da vida, mas o tempo dos ímpios será abreviado.Provérbios 10.27

      Quando pedimos, Deus sempre fala, e muitas vezes pode falar pela Bíblia. Contudo, temos que ter cuidado em como interpretamos textos bíblicos como respostas diretas a pedidos que fazemos a Deus. Se estamos andando certo, com pecados perdoados e deixados, com o coração humilde e em paz, e com uma disposição de amor e paciência para com os semelhantes, a palavra do Senhor sempre será positiva, de construção, não será só a constatação triste do efeito ruim de uma causa errada. Colhemos o que plantamos, eis uma verdade inexorável no universo, para todos e sempre, ainda que nenhuma colheita seja eterna, sempre estando sujeita a uma nova escolha de nossos livres arbítrios.
      O texto bíblico inicial é extremo, quem teme a Deus vive mais, mas quem é ímpio corre risco de fim de vida iminente. Contudo, isso não significa que vida abreviada pelo pecado conduza o ser humano a uma posição espiritual eterna de danação. As consequências danosas de atos errados em nossos espíritos podem ser anuladas sempre, assim, construindo em nossos homens interiores a melhor eternidade com Deus. Entretanto, não ocorre a mesma coisa com nossos corpos físicos, algumas coisas que plantamos na matéria serão irreparáveis, não terão conserto, e nos farão colher frutos amargos e ainda neste mundo. Ninguém se engane com relação a isso, ainda que Deus possa fazer milagres. 
      Quem fumou a vida toda, ainda que tenha se acertado no final da vida com Deus e com o próximo, recebido perdão e perdoado, conquistado paz e certeza de uma boa eternidade depois que partir do mundo, é quase certo que poderá viver problemas físicos sérios, em seus pulmões, boca, garganta e outros órgãos. Deus faz milagres? Sim, ainda que não da maneira como muitos crentes acham que faz. Primeiro porque Deus nunca trai a si mesmo, assim sempre está sujeito às leis físicas que ele mesmo determinou. Em segundo lugar porque a não realização de um ato extraordinário na matéria que é passageira, pode ser bem mais útil para aperfeiçoar o ser humano no espírito que é eterno. 
      O correto, o mais sadio, e não só no corpo, mas no espírito, é querermos e buscarmos com sabedoria muitos dias de vida neste mundo, com relação ao corpo Deus usa como regra a medicina e a ciência. Cada minuto aqui é uma oportunidade para termos momentos eternos melhores lá, céu começa com fé e paz com Deus, mas é estabelecido com muitas obras, de santidade e amor. Não queira morrer, ainda que tenha certeza que já está na hora e terá depois a aprovação eterna de Deus. Lute para viver com todas as tuas forças, mas descanse no pai que te ama e respeita teus limites. Tema a Deus, isso é não julgar ninguém, nem ser irresponsável com nada, é ser humilde e depender só de Deus. 
      Na verdade, o humilde e que teme a Deus poderá viver mais, mas terá a sensação de ter vivido menos, porque foi mais feliz, mais espiritual, assim, mais leve, mais eterno. Já o rebelde à melhor vontade de Deus, ainda que não tenha sido alguém mau, um criminoso, um violento, que tenha sido trabalhador honesto e bom religioso, mas que por orgulho e vaidade não conheceu e viveu o centro da vontade do Senhor para sua vida, esse poderá até ter vivido pouco, mas terá a impressão de ter tido uma vida longa, cansativa, sem graça, carnal, mesmo que tenha usufruído prazeres e luxos. Viver o céu aqui nos faz antigos e jovens, repletos de anos, mas também de maravilhosas experiências com Deus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário