sexta-feira, abril 07, 2023

Minhas palavras não passarão

      “Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão. Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai. Olhai, vigiai e orai; porque não sabeis quando chegará o tempo.Marcos 13.31-33

      Como em toda palavra profética bíblica, três entendimentos podem ser feitos. O primeiro é o mais objetivo para o momento histórico em que ocorre a passagem relatada. Jesus fala de coisas que aconteceriam para os homens de seu tempo, e para esses a profecia do texto bíblico inicial pode já ter se realizado. O cerco à Jerusalém e a destruição de Templo no ano 70 d.C., podem ter sido a profecia imediata que Jesus fez. O segundo entendimento também é profético, mas para acontecimentos mais futuros, que podem ainda não terem ocorrido, portanto ainda profecia a ser realizada mesmo para nós hoje. O terceiro entendimento, é o que na prática mais nos interessa, assim como a seres humanos de todos os tempos.
      Para esse último entendimento dois ensinos nos chamam a atenção no texto bíblico inicial, o primeiro é passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão. O que vem de fato de Deus, mesmo passando pelos filtros dos contextos históricos dos que registram os textos bíblicos, infalivelmente se cumprem. Jesus disse que até céu e terra passarão, e a ciência diz que a possibilidade do nosso sistema solar entrar em colapso e nosso planeta ser destruído é para daqui a só cinco bilhões de anos. Assim, o cumprimento de profecias sobre fim do mundo, levando em conta os corpos celestes se colapsarem, ainda demora muito, mas enquanto isso, como antes disso e depois disso, a palavra de Deus mantém-se fiel.
      Um detalhe, Jesus disse que o dia final nem os anjos e nem ele sabiam, só Deus, mas vejam que ele afirmou isso ainda como homem. Hoje Jesus é Deus, ou está mais perto de Deus que qualquer outro ser celeste, assim hoje, como ser espiritual, talvez ele tenha essa informação. Se ele sabe pode dizer a alguém? Até poderia, mas isso seria útil? Não para nós homens encarnados, e é sobre isso que nos fala o segundo ensino da passagem, olhai, vigiai e orai, porque não sabeis quando chegará o tempo. Não saber nos leva a vigiar o tempo todo. O trabalho de vigilância moral é nossa vocação principal aqui, é assim para que vençamos pecados e cresçamos espiritualmente, nos preparando para o céu, a melhor eternidade de Deus. 
     Algo importante é preciso dizer sobre a verdade atemporal da genuína palavra de Deus, e entenda que nem tudo que a tradição religiosa cristã de homens lê e entende da Bíblia é essa palavra irrevogável. A palavra de Deus não muda, sempre se cumpre e sempre é verdade, mas pode ficar mais clara, se buscarmos mais a Deus e nos for permitido ver. Quem olha para a Lua a olhos nus e com telescópio vê o corpo celeste dos dois jeito, mas com telescópio enxerga mais detalhes. O que olha a olhos nus não pode dizer que enxerga mais a verdade que o que usa telescópio, nem o que usa telescópio pode dizer que não é a Lua que enxerga, mas outra coisa. Como você olha a palavra de Deus, a olhos nus ou com telescópio? Você escolhe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário