sábado, abril 15, 2023

Conexão espiritual (1/2)

      “Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.Romanos 8.14

      Em algum tempo andando com Deus aprendi que sempre que precisar de uma resposta de Deus e eu perguntar ele responde, muitas vezes para saber se devo comprar ou não uma coisa, assunto que muitos nem se dão ao trabalho de pedir orientação ao Senhor, principalmente se for algo de valor pequeno. Já saí para comprar presente de natal e fiquei em dúvida, perguntei ao Senhor, ele respondeu não, e depois entendi que se tivesse comprado teria cometido um erro. Sim, na maioria das vezes o bom senso deve ser nosso guia, bom senso adquirido com vida madura e temor a Deus, mas às vezes um desejo incontrolável de fazer algo pode necessitar de obediência a uma resposta imediata do Senhor para que seja aplacado.
      É claro que quem pergunta quer saber e deve estar pronto para obedecer, não adianta Deus responder e a gente não dar atenção à resposta, principalmente se for uma resposta que não nos agrada no momento. Mas o ponto é: se perguntarmos a Deus ele responde imediatamente, mesmo que seja “busque mais para ser respondido mais precisamente”. Sei que evangélicos e cristãos em geral não costumam questionar ou levantar curiosidade técnica de como um Deus pode responder de maneira imediata a quase oito bilhões de pessoas, número atual de habitantes do planeta. Creia, muitos, mesmo sem terem consciência ou religião, perguntam coisas a Deus e são respondidos prontamente por ele, em lugares e situações das mais diversas. 
      A título de informação, para você que é evangélico e não conhece muito bem o funcionamento de outras crenças e religiões, seguem algumas considerações. No ocultismo e em religiões mágicas, complexos e longos sistemas e protocolos devem ser usados para que homens se ponham em contato com “outros espíritos”. Evangélicos, chamem esses “outros espíritos” como suas crenças acharem mais conveniente, de espíritos malignos, demônios, entidades, o ponto não é juízo de valor sobre a moral desses seres. Há uma diferença no tempo de resposta do Espírito de Deus e dos outros “espíritos”, por quê? Por causa do “tamanho” espiritual de um e dos outros espíritos, o maior atende a mais comunicações e mais depressa. 
      Tamanho em espiritualidade não tem a ver com extensão do corpo, mas com qualidade moral. Deus é todo-poderoso e alcança todos os espaços porque é santo, justo, benigno, assim sua luz é mais forte, luz mais forte brilha mais intensamente e alcança mais espaços. Já as trevas estão limitadas a seus cubículos, e se parecem grandes é porque muitos seres malignos se reúnem. Mas mesmo uma legião de “demônios” é vencida pela luz pura de um ser, seja um “anjo” de Deus, um ser espiritual, seja um justo encarnado no mundo, que em santidade, humildade e fé se coloca em conexão com Deus a orar. Contudo, que fique claro, algumas respostas mesmo Deus não dá na hora, principalmente se não estamos preparados para elas. 
      Sob o ponto de vista dos espíritas kardecistas, e aqui não vou julgar uma crença, só supor sua possibilidade, pode-se fazer contato com espíritos de seres humanos desencarnados, esses podem ter morais diferentes, elevadas ou baixas. Espíritos elevados, com moral alta, brilham mais e possuem informações úteis e de acordo com a vontade de Deus, já os mais baixos não são confiáveis, podem até fornecer informações úteis, mas como estão presos às fraquezas da carne são influenciados por imoralidades, vícios, ódios e culpas. Para kardecistas o conceito “demônio” estaria próximo aos seres baixos, já o conceito cristão de “anjo” está ligado aos seres elevados, ainda que para eles ninguém é “demônio” para sempre. 
      Ainda sob o ponto de vista do espiritismo kardecista, contato com espíritos de desencarnados não é algo simples e rápido, não como regra, é preciso foco e preparo de quem busca neste mundo e disposição de quem é buscado no outro mundo. Se a comunicação for feita por quem busca do jeito melhor, com boa intenção, preparo moral adequado e autorização de Deus, creem os espíritas que se poderá comunicar com espíritos que trarão boas orientações. Mas se for feita de qualquer jeito poderá haver conexão com espíritos rebeldes, sem compromisso com verdade, santidade e amor. Seja como for, essa comunicação não ocorre na velocidade do pensamento, responde só a um indivíduo ou a um grupo em local e momento determinados.
      Evangélicos só estou levantando a conjetura da comunicação kardecista ser possível, não vendo como vocês, só uma relação geral com espíritos enganadores. O objetivo do “Como o ar que respiro”, que este que vos escreve sente de Deus, é falar a evangélicos, na linguagem deles, ainda que cite cristãos de forma geral e católicos, o público alvo é evangélico pentecostal e o protestante tradicional, esse último em menor número atualmente. Mas também não se ofendam espíritas, sigam em suas crenças servindo a Deus e ao próximo da maneira como entendem, não estou aqui para condená-los. Voltando ao ponto da reflexão: o tempo de resposta do mundo espiritual muda, por isso o Espírito Santo por Jesus é o meio mais reto e direto. 

Leia na postagem de amanhã
a 2ª parte desta reflexão

Nenhum comentário:

Postar um comentário