“Envia a tua luz e a tua verdade, para que me guiem e me levem ao teu santo monte, e aos teus tabernáculos.” Salmos 43.3
      É triste como tantos cristãos têm ido para as trevas. Isso significa que muitos cristãos mudaram para pior? Não, significa que não mudaram para melhor, que na melhor circunstância, ficaram iguais, não cresceram. Os tempos urgem, pedem crescimento, pedem maturidade, simplesmente porque a luz limitada que trouxe o cristianismo até aqui não é mais suficiente. Limitada pelos seres humanos, que ainda não podiam receber a verdade mais alta, ainda que em Jesus, a verdade mais alta, tenha sido entregue à humanidade há quase dois mil anos. Mas limitada por Deus, que sabia que a humanidade, pelo menos não sua maioria, não estava preparada para toda a verdade. Deus revela-se gradativamente com amor paciente.
      Muitos podem contra-argumentar: "como assim, cristãos em trevas, nunca houve tanta igreja evangélica no Brasil, e o número de evangélicos é tão expressivo que elege presidente e outros cargos, isso é a luz iluminando o país". Bem, na idade média a maioria da humanidade ocidental era católica, ainda assim havia intolerância, perseguição, negacionismo científico, apoio da Igreja a reis corruptos, uma maioria religiosa na sociedade não significa que haja bem e verdade legítimos com ela. Mas o principal são os frutos: temos visto frutos de santidade, amor e humildade nessa massa de cristãos atuais? Ou só materialismo buscando satisfação pela fé? E os líderes a quem essa massa apoia, são de fato espirituais no exemplo do Cristo?
      Ouvi uma “líder” protestante dizer: “o ex-presidente é homem íntegro, apesar do seu jeito, é honesto, defensor da moral da tradição judaico-cristã”. A mentira funciona assim, para ser mantida deve ser reinventada cada vez que é confrontada com a verdade, a mentira original nunca se sustenta. A tal “líder” é alguém engajado há décadas com o protestantismo e há alguns anos com política de extrema direita. Mas quem conhece sua história sabe que ela foi se desviando do evangelho de Jesus aos poucos, ainda que sempre ligada oficialmente à religião cristã. Quem conhece sabe que é alguém materialista, cético, arrogante, que desistiu de pedir perdão, assim também de dar perdão, alguém infeliz, amargo, solitário, alguém em trevas. 
      Não gosto de compartilhar experiências muito pessoais, também não acho sábio relatar exemplos ruins, isso meio que amarra alguém ao mal, a escolhas erradas. Não sabemos, ainda que devamos esperar, quando alguém vai se arrepender e voltar a ser amigo de Deus, fazer a escolha certa. A vida é longa e Deus sempre dá novas oportunidades. Infelizmente muitos não mudarão de opinião, não neste mundo, poderão acabar suas jornadas numa situação ruim, passando aqui mais tempo que necessário. Quando a morte demora é porque se demora para viver certo. Deus aguarda até o último instante que estejamos na luz mais alta. O que crê estar na luz, pratique amor, não condene, não feche portas, esteja disponível para ser luz até o fim. 
José Osório de Souza, 8/03/2023
 
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário