“Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti. De sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão.” Gálatas 3.8-9
Abaixo, uma lista com alguns fundadores, criadores e codificadores de tradições religiosas (links individuais em fonte). Selecionei 40, desses, 18 (*) têm base na tradição judaico-cristã. O entendimento de muitos cristãos dessa lista, ainda que não assumido, é um: “22 dessas religiões não são de Deus, 18, são”. Pareço extremista? Mas essa é a realidade que muitos cristãos devem assumir, baseados em suas doutrinas e nos ensinos de seus líderes nos púlpitos de suas igrejas. “Um número enorme de seres humanos, em todo o mundo e ao longo da história, teve em suas religiões ensinos que não os levou ao céu, passados por espíritos malignos enganadores”, se não é isso, então, o que se diz não é o que se crê em muitas igrejas.
Uma verdade que muitos cristãos que se consideram donos da verdade maior não aceitam: Deus permite a cada ser humano, em tempos e lugares diferentes, a espiritualidade que cada um pode administrar para estar mais perto dele. No mundo atual existe um número enorme de pessoas que não é cristão, nasceu em outras religiões e morrerá assim. Haja inferno, se o fim desses seres humanos for a condenação só porque nunca puderam ser batizados e doutrinados no evangelho. Por outro lado, um estudo de muitas religiões revelará pontos em comum entre elas, ritos e objetivos parecidos, se Deus a todos chama, por que só alguns responderiam esse chamado por Cristo, não pelos meios que têm em mãos em suas realidades?
Muitos dizem: “conheço gente que era infeliz numa religião, foi para a igreja evangélica e a vida mudou”. Se de fato isso é verdade, primeiro, a pessoa era viável para ser evangélica, vivia perto de gente que lhe falou do evangelho e pôde frequentar uma igreja evangélica, isso não acontece com todo mundo no planeta. Segundo, talvez o lugar de Deus para essa pessoa fosse igreja evangélica, não outra religião. Por outro lado há muita gente feliz em outras religiões assim como infeliz em igreja evangélica, o lugar melhor para cada um vivenciar espiritualidade é Deus quem sabe. Mesmo “felicidade” frequentando igreja e tendo religião é algo variável, muitos só querem a vida social de uma comunidade, a doutrina pouco importa.
A verdade é que muitos evangélicos, refugiados em suas bolhas, e ainda que socialmente respeitando outros religiosos, não fazem ideia do que acontece dentro de outros cultos religiosos, no máximo têm uma visão distorcida, preconceituosa e pessimista, aliando o que não se encaixa em suas doutrinas ao capeta. A vida não é tão simples assim, aqui e no além, mas ao mesmo tempo é mais simples que muitos acham que é. Para quem ama há luz, assim espera o melhor mesmo sem entender, vê portas abertas mesmo sem saber, enxerga o sincero do bem mesmo atrás das capas de religiosidades diferentes. O humilde e temente a Deus vislumbra de antemão aquilo que muitos só olharão na eternidade, assim é mais feliz e tem paz com todos.
----------#----------
Lista com alguns fundadores, criadores e codificadores de tradições religiosas:
- Antes do ano 500
- Hinduísmo/Bramanismo (fonte)
- Abraão, Judaísmo *
- Amósis I, adoração monoteísta de Amon-Rá
- Aquenáton, Atonismo
- Moisés, Judaísmo *
- Zoroastro, Zoroastrismo
- Lao-Tsé, Taoísmo
- Confúcio, Confucionismo
- Pitágoras, Pitagorismo
- Siddhartha Gautama (o Buda), Budismo
- Platão, realismo platónico
- Epicuro, Epicurismo
- Zenão de Cítio, estoicismo
- Jesus Cristo, cristianismo *
- Gnosticismo (fonte) *
- Maniqueu, maniqueísmo
- Catolicismo (fonte) *
- Medieval e Moderna
- Bodhidharma, zen
- Maomé, islão
- Martinho Lutero, protestantismo *
- Henrique VIII de Inglaterra, anglicanismo *
- João Calvino, calvinismo *
- John Knox, presbiterianismo *
- John Smyth, igreja batista *
- Avvakum, igreja ortodoxa russa *
- John Wesley, metodismo *
- Candomblé (fonte)
- Após o ano 1800
- Masaharu Taniguchi, Seicho-no-ie
- Allan Kardec, espiritismo moderno *
- Meishu-Sama, messianismo oriental
- Joseph Smith Jr., mormonismo *
- James White, Igreja Adventista do Sétimo Dia *
- Mary Baker Eddy, ciência cristã *
- Helena Blavatsky, teosofia
- Charles Taze Russell, Testemunhas de Jeová *
- Aleister Crowley, thelema
- William Seymour, pentecostalismo *
- Gerald Gardner, wicca
- Zélio Fernandino de Moraes, Umbanda
- Anton LaVey, satanismo
José Osório de Souza, 15/02/2023
Nenhum comentário:
Postar um comentário