domingo, outubro 30, 2011

Escondido na intimidade de cada um

        De novo a palavra do Senhor veio a mim. Disse ele: "Filho do homem, diga a esta terra: ‘Você é uma terra que não tem tido chuva nem aguaceiros no dia da ira’.
        Há nela uma conspiração de seus príncipes como um leão que ruge ao despedaçar sua presa, devoram pessoas, apanham tesouros e coisas preciosas e fazem muitas viúvas.
        Seus sacerdotes cometem violência contra a minha lei e profanam minhas ofertas sagradas, não fazem distinção entre o sagrado e o comum, ensinam que não existe nenhuma diferença entre o puro e o impuro e fecham os olhos quanto à guarda dos meus sábados, de maneira que sou desonrado no meio deles.
        Seus oficiais são como lobos que despedaçam suas presas, derramam sangue e matam gente para obter ganhos injustos.
        Seus profetas disfarçam esses feitos enganando o povo com visões falsas e adivinhações mentirosas. Dizem: ‘Assim diz o Soberano Senhor’, quando o Senhor não falou.
        O povo da terra pratica extorsão e comete roubos, oprime os pobres e os necessitados e maltrata os estrangeiros, negando-lhes justiça.
        "Procurei entre eles um homem que erguesse o muro e se pusesse na brecha diante de mim e em favor da terra, para que eu não a destruísse, mas não encontrei nem um só.
        Por isso derramarei a minha ira sobre eles e os consumirei com o meu grande furor, sofrerão as consequências de tudo o que eles fizeram, palavra do Soberano Senhor".
Ezequiel 22:23-31

        Deus não estava punindo a nação de Israel por causa de um pecado coletivo, vendo o povo como um grupo, sem rostos e individualidades. O pecado era pessoal, de cada homem e mulher, sacerdote e príncipe, profeta e soldado. São nas pequenas coisas, muitas vezes camufladas, disfarçadas, escondidas na intimidade do ser humano, no dia a dia, dentro do lar, nas relações com as pessoas, com o dinheiro, onde se encontram os pecados que realmente desagradam a Deus.
        Não adianta dizer que está acertando nos assuntos que considera maiores, prioritários, enquanto na privacidade das coisas miúdas existe tanta sujeira moral e espiritual que desagrada a Deus. Que Deus encontre em cada um de nós o homem que fique na brecha, intercedendo junto a ele por misericórdia, não somente pela própria vida, mas pelas vidas de todos os próximos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário