sábado, novembro 03, 2018

Esperança, sim, mas sem ilusões

      “E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as. Porque o que eles fazem em oculto até dizê-lo é torpe. Mas todas estas coisas se manifestam, sendo condenadas pela luz, porque a luz tudo manifesta. Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá. Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, Remindo o tempo; porquanto os dias são maus. Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.” Efésios 5.11-17

      Desde o movimento “diretas já”, no início dos anos 1980, que desencadeou no primeiro presidente eleito desde o início da ditadura militar nos anos 1960, que eu não sentia tanto otimismo na política do Brasil. Nem a pessoa de Fernando Henrique Cardoso, como ministro da economia e depois como presidente, tirando o país de uma inflação cósmica, mexeu com meu coração como mexeu a vitória do nosso novo presidente. Achei que não viveria pra ver os princípios cristãos revalorizados, justamente depois que os anti-cristãos (entenda você como achar melhor) estavam tendo tanto poder no Brasil. 
      A mídia, liderada pela perigosa Rede Globo, com um time de jornalistas profissionais que se não forem falsos, são ingênuos, ignorância sempre aprisiona os que negam a Deus mesmo que sejam cultos, estudados e informados, enfim, a mídia se coloca como incrédula. Ela não queria uma esquerda liderada por um líder sindical oriundo da classe baixa, nunca quis, uma esquerda mais centrada liderada por um intelectual como Fernando Henrique Cardoso e outros “tucanos”, para a mídia seria mais agradável. 
      A mídia, todavia, nunca quer a direita, a direita tem valores cristãos, assim a mídia mente, diz ser contra “fake news”, mas é quem mais cria interpretações tendenciosas para atacar a direita, sempre vendo nela aquilo que pode existir de pior. Não é interessante como a mídia não diz a mesma coisa da esquerda? Para ela a esquerda é sempre equilibrada, tolerante, não preconceituosa, já a direita é sempre extremista. Direita, esquerda, democracia, comunismo, enfim, é tudo coisa de homem, e mesmo que como cristãos nós nos sintamos esperançosos com o novo líder nacional, sabemos que ele tem defeitos, contudo, uma igreja imatura que teme a Deus, ainda é melhor que o mundo falsamente lúcido, mas inimigo do Senhor. 
      Eu estou otimista, talvez por ser só um músico romântico, não um estudioso de política, o presidente eleito está montando uma boa equipe, ministro da fazenda, da justiça e segurança pública, da tecnologia, e outros, podem colocar o país no eixo, prender os ladrões, dar emprego, segurança e saúde ao povo. Mas ainda assim, estejamos com os olhos em Deus, este mundo sempre será território do mal, e se por mais de 25 anos, existiu no Brasil uma esquerda engajada e uma direita que dormia, agora ambos os pólos estão acordados.
      Isso, infelizmente, só revela uma realidade perigosa, que tende a confrontos e que pode perder o controle e gerar violência. Dizemos por tantos anos que no Brasil não existe guerra, contudo, o ser humano que existe aqui é igual ao ser humano de tantos outros lugares do mundo, a caixa de pandora foi aberta, e isso não tem volta. Penso que o cuidado que o cristão mais deve ter, a partir de agora, é de não expressar sua opinião com qualquer espécie de animosidade, de agora em diante a sociedade brasileira estará sentada sobre bombas, prestes a explodirem, assim, mais vigilância é necessário. 
      Os que se acharem no direito de fazer ou falar o que querem, só porque têm alguém do seu “lado” no poder, podem se tornar tão irracionais quanto os do outro “lado”. Oremos, acreditemos, como cristãos, esperança deve ser nosso desejo, que vem de corações benignos e crentes, mas não nos iludamos, o mal é mau, só Deus é bom, e bem pleno, só na eternidade. Eu não creio que o fim esteja próximo, como muitos pensam, mas acredito que as peças ainda estão só se posicionando no tabuleiro, muito ainda há de acontecer é o que é ruim pode ainda ficar muito pior.
      Se a esquerda teve sua chance e não aproveitou, agora é hora da direita, contudo, a direita cristã se equivoca, tentando pacificar o mundo, esse mundo não é dos cristãos, nem os cristãos são dele. A esquerda, porém, baseada em ideologias que sempre foram contra Deus, por mais que mentindo, digam não serem contra religião, empoderam o indivíduo para tirar de Deus a relevância, se o mal errou agora, ele pode voltar, com mais astúcia. E nem adianta nos preparmos para isso, a Bíblia já nos alertou que o final será terrível para a Igreja e campo livre para o diabo, para os inimigos de Deus, e para muitos desses que hoje no Brasil parecem estar fracos e sem líder. Nos preparemos sempre, mas como indivíduos, como família, como igrejas locais, e fiquemos vigilantes quanto ao estado e seus governos, maldito o homem que confia no homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário