quarta-feira, novembro 21, 2018

O que nos amadurece

      “O arco dos fortes foi quebrado, e os que tropeçavam foram cingidos de força.

      “O Senhor empobrece e enriquece, abaixa e também exalta.

I Samuel 2.4 e 7


      O que mais nos amadurece em Deus, não são as decisões certas que tomamos para fazer as melhores coisas, mas as certas que tomamos, depois de tomarmos as erradas e as reconhecermos como tais. Por que isso? Porque somos, muitas vezes, orgulhosos e desobedientes. Muitos fazem todo o possível para não errar, assim se planejam, tentam prever todas as possibilidades, se esforçam e então agem, mas esses não buscam a Deus de fato, e nem são gratos ao Senhor quando tudo dá certo. Antes, mesmo de maneira discreta e velada, honram a si mesmos e ficam felizes com isso. Esses se protegem tanto que não dão a eles uma oportunidade de conhecerem a verdade da vida, verdade que Deus dá só através do Espírito Santo em Cristo Jesus.
      Infelizmente, muitas vezes, a vida conta com nossos erros para se mostrar de fato, mesmo que muitos humanistas, intelectuais, pessoas de boa formação acadêmica e que buscam fazer sempre as melhores escolhas, seja na saúde, na área afetiva ou na “espiritualidade”, não aceitem, o homem é inviável para ser feliz, não se deixarem o Deus do evangelho fora da equação. Esses, “duros na queda”, levarão um tempo maior para entenderem as coisas, os fortes sempre sofrem mais, enquanto os fracos, que entendem cedo que nada são ou podem sem Deus, acham a paz e a felicidade simples a tempo de desfrutarem de escolhas melhores muito antes. 
      Como tenho visto, com tristeza, esse equívoco, gente fazendo e acontecendo porque confia em si mesma, porque acha que pode tudo, mas numa insistência nessa arrogância tomar uma decisão que não pode suportar, assim dá um passo maior que a perna e cai, lá de cima, para passar diante de todos a vergonha que tanto lutou para não ter. Mas só depois dessa humilhação é que os corações de muitos são quebrantados e ficam prontos para ouvir a mensagem de salvação do evangelho, infelizmente, talvez depois de se colocarem numa situação de luta que terão que enfrentar até o final de suas existências neste mundo. Em Deus, contudo, sempre há consolo para viver a realidade, por pior que ela seja, com dignidade e paz.
      Oremos todos os dias, admitamos o tempo todo, digamos com todo o coração e com todo o entendimento, nada nos acontece se Deus não permitir, só sincronizados e sintonizados em Deus temos vitória, sempre, mesmo que aparentemente e temporariamente ela pareça uma derrota. Deus sabe o que faz e o adoremos por isso, e entendamos, a assunção de nossa impotência na dor, depois de uma queda, aperfeiçoa muito mais nosso caráter que a alegria depois da constatação que permanecemos de pé após uma batalha. Na satisfação após a vitória permanecemos no mesmo nível, mas na esperança após a derrota, crescemos e aprendemos mais sobre nós mesmos e sobre o Senhor, mas quem anda sempre quebrantado nunca precisa ser humilhado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário