sexta-feira, novembro 30, 2018

Fora de Jesus não há libertação

      “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” 
      “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” 
João 8.32, 36

      Por mais igrejas que se conheça, cultos que se frequente, Bíblia que se leia e se estude com profundidade, se não houver autorização para que o Espírito Santo cure, andando-se dia a dia com Jesus, lutando emocional e espiritualmente em oração aos pés de Deus, as pessoas não serão curadas. Poderão até adquirir aparência de cristãos, linguajar, maneirismos, mesmo se livrarem de algns vícios, mas libertação só há em Cristo, pelo menos daquelas doenças de alma sérias e aprofundadas, que realmente definem a personalidade e limitam o caráter dos seres humanos. Sem cura amadureceremos erradamente, se é que amadurecemos, menos que aquilo que temos potencial para ser, e conquistando menos que aquilo que havia no plano de Deus para nossas vidas, seja na área afetiva, profissional ou ministerial. 
      Humildemente, na presença do Senhor, e Deus conhece meu coração, posso testemunhar que fui curado. Isso não significa que eu seja perfeito, nem que não cometa injustiças, sigo com dificuldades para me relacionar com as pessoas, amando menos que deveria, implicando mais que poderia, mas fui curado. Quem não conhece minha história pode me considerar menos atualmente, mas já fui muito pior, se não fosse a mão do Senhor talvez eu nem estivesse vivo, ou se estivesse, estaria só e marginalizado, mas pra me conhecer é só perguntar. Tive momentos bem claros e definidos de esclarecimento quando tomei posse da cura que Jesus tinha conquistado pra mim na cruz, isso me permitiu ser o que sou hoje e me apossar de coisas importantes, como meu casamento, minhas filhas e meu histórico profissional e ministerial.
       Abrindo parênteses, algumas das maiores libertações que recebemos do Senhor, sabiamente é melhor que fiquem em segredo, compartilhadas só com poucos e confiáveis amigos. Elas se referem ao nosso lado mais íntimo, que muitos não querem saber e outros dificilmente entenderiam. Assim tenha cuidado com quem se abre, mas vá atrás da cura, Deus é contigo. Outro aspecto de curas “íntimas” é saber identificar o que de fato é doença para ser curada e o que é característica a ser assumida. No segundo caso, precisaremos de coragem em Deus para nos libertarmos, não de um mal interior, mas do preconceito alheio, essa é uma libertação dolorida, difícil e que muitos experimentam sozinhos. Mas novamente, confie em Deus, não o deixe, mesmo que precise deixar grupos sociais e escolher melhor as igrejas, o Senhor nos conhece e sabe de nossa vontade de segui-lo. Deus quer que sejamos felizes nele, fechando parênteses.
      Eu não creio em milagres extraordinários, não para todos e sempre, creio num processo lento que manifesta a cura e mesmo os dons espirituais nos nossos sentimentos e pensamentos. Quando nos convertemos e o Espírito Santo nos sela, recebemos em Cristo todas as bênçãos, mas para que tenhamos consciência disso de modo que nossas vidas diárias mudem, numa transformação verdadeira e que permanece, pode demorar um tempo, tempo relativo para cada ser humano. Nosso espírito está sempre pronto, por isso quando morremos salvos ou se formos arrebatados, estaremos na eternidade em perfeição, nosso homem espiritual será libertado e não teremos na eternidade com Deus doenças, sejam físicas, emocionais ou espirituais, mágoas, dores, tristezas ou qualquer espécie de defeitos morais. Seremos integralmente virtuosos e santos.
      Cura requer fé e trabalho, fé autoriza Deus a agir, trabalho quebra nossos corações, nossas convicções erradas, faz-nos exercer e experimentar perdão. Esse é o jeito de Deus agir, é assim que as coisas funcionam com seres humanos adultos e que querem de fato amadurecer no Senhor. Contudo, muitos, em determinados momentos de suas vidas, quando confrontados com essa verdade, discordam, não aceitam e dizem não. Isso não significa que deixaram de ser crentes, de forma alguma, continuam nas igrejas, muitos liderando e pregando, eles não têm coragem de assumir suas rebeldias e têm medo de se afastarem do evangelho. Eles continuam salvos e morarão na eternidade com Deus, mas com certeza viverão  neste mundo uma vida muito aquém do plano que o Senhor tem para eles.
      Esses, contudo, que dizem não para a cura do Senhor, geralmente caem nas mãos da heresia, heresia oferece doutrinas que usam a Bíblia, o evangelho, elas falam de Cristo e defendem, na maioria dos vezes, uma vida dentro de igrejas e com muitos valores morais cristãos. Mas a heresia, de alguma maneira, impede o homem de ter comunhão direta com Deus, ela sempre acrescenta ou subtrai alguma coisa, pelo menos em relação ao centro da Bíblia, a salvação e libertação do homem só através de Jesus pelo Espírito Santo. A heresia não libertará o homem, antes o manterá escravo, em primeiro lugar de si mesmo, do seu lado pior e que não foi curado, mas depois de outros homens, do mundo, mas principalmente de igrejas. Os profetas hereges, falsos pastores que têm interesse em “meios cristãos”, crentes não curados, exploram e usam os que dizem não ao jeito de Deus fazer as coisas.
      Muitos crentes dizem hoje em dia, com frequência, Deus é meu libertador, mas muitos se referem a isso desejando um Deus que os liberte do mal exterior, dos inimigos, sejam homens ou demônios. Isso não está errado, graças a Deus que ele nos liberta dos opressores externos, do homem injusto e do diabo e suas astúcias. Contudo, nosso principal inimigo mora dentro de nós, é nossa natureza humana ruim, nosso caráter transtornado, nossos rancores, nosso passado oprimido, sim, por outros homens, mas um mal que deixamos ficar em nós e que nos influencia negativamente. A libertação maior que Deus nos dá é a de nós mesmos, esse homem espiritual ruim que existe em nosso interior Jesus levou na cruz. O que ressuscitou com Cristo foi um novo homem, curado e liberto.

      “O Senhor é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio.Salmos 18.2

Nenhum comentário:

Postar um comentário