terça-feira, novembro 06, 2018

Só ouvimos a sabedoria quando a catarse termina

      “E Deus lhe disse: Sai para fora, e põe-te neste monte perante o Senhor. E eis que passava o Senhor, como também um grande e forte vento que fendia os montes e quebrava as penhas diante do Senhor; porém o Senhor não estava no vento; e depois do vento um terremoto; também o Senhor não estava no terremoto; E depois do terremoto um fogo; porém também o Senhor não estava no fogo; e depois do fogo uma voz mansa e delicada.I Reis 19.11-12

      Passamos grande parte de nossas vidas falando a nós mesmos, tentando nos convencer de algo que no fundo não aceitamos, não acreditamos, mas que achamos que é o melhor pra nós por isso insistimos em dizer. Não temos consciência disso, e para continuarmos com essa obsessão podemos dizer que é a vontade de Deus para as outras pessoas, ou que é uma ideologia qualquer que oferece a melhor solução para a vida alheia. Assim, nos achamos profetas, pastores, oradores, filósofos, líderes, políticos, terapeutas, enfim, com um chamado especial e exterior para falar ao exterior. Nos convencemos  que algo maior, divino, nos leva a mostrar para os outros seres humanos algo que eles precisam e não sabem. Mas na verdade, na maioria das vezes e na maior parte do tempo, somos somente nós, falando algo que nasceu dentro de nós, a nós mesmos. Um dia, porém, se existe em nós alguma lucidez, alguma maturidade, nos cansamos, a mentira sempre cansa, a ilusão sempre entedia, o engano cria um loop que desgasta a alma e leva à lugar algum.
      Deus nos usa enquanto estamos exercendo essa catarse egocêntrica? Sim, com certeza, muitos homens ilustres, brilhantes, famosos e que ajudaram muita gente se encontravam nesse processo, mesmo escritores bíblicos como Moisés, Davi, Elias e Paulo, pra citar alguns. Se não fosse assim Deus não poderia usar ninguém, chamar nenhum pastor, levantar nenhum pregador, para alimentar seus filhos, os pequeninos do Senhor tão carentes de alimento espiritual. Dessa forma, o esclarecimento mínimo que um profeta de Deus precisa ter é que a princípio ele fala a si mesmo. Orando, estudando a Bíblia, ouvindo outros púlpitos e observando a vida real, ele percebe seus limites, suas fraquezas, suas necessidades, é influenciado pelo Espírito Santo, e se ensina. Sim, influenciado pelo Espírito Santo, porque Deus na sua graça vê a necessidade e atende, mesmo ao cego e fraco, mas que o busca com todo o seu coração e entendimento. 
      A verdade é que a catarse só acaba mesmo na morte do corpo, enquanto isso um fogo intenso alimentado por uma necessidade de atenção, de valorização, de aprovação, necessidade que adquirimos sendo injustiçados pelos homens, dentre eles nós mesmos, queima e nos faz falar e falar. Tentamos nos convencer que não precisamos provar nada a ninguém, mas isso já é querer provar alguma coisa. Tentamos nos convencer que não dependemos de ninguém, mas se há a necessidade de provar isso é porque na verdade nos sentimos extremamente dependentes dos outros. Tentamos convencer a todos que somos fortes, bonitos, originais, importantes, enfim, singulares, enquanto fazemos as mesmas coisas que os outros fazem, somos plural para sermos reconhecidos por outros que também são. Entenda que esse discurso não é necessariamente verbalizado ou convertido em texto, muitos são calados, tímidos, pouco falam de si mesmos, mas suas atitudes mostram que são pessoas que estão sempre tentando convencerem-se de algo que não são.
      Só ouvimos verdadeiramente a voz do Espírito Santo no silêncio, todavia, calar a alma talvez seja a coisa mais difícil que um ser humano possa fazer. É muito mais que parar de falar (ou de escrever...), de silenciar a boca diante dos homens, é não achar mais legitimidade em qualquer argumento, em qualquer explicação, em qualquer discurso, em qualquer emoção ou razão, é não buscar mais justificativas, desculpas, culpas ou créditos. É entender a pequenez do homem, sua impotência, sua insignificância, abrindo mão de todo orgulho próprio que faça-nos achar que temos algum direito. Veja que isso vai no caminho contrário de uma das bandeiras mais fortes da agenda do diabo atualmente, quando ele empodera o indivíduo e dá a ele todos os direitos só por ser indivíduo. Deus ama o homem, mas não o mima, Deus sabe do valor que cada ser humano tem, é quer fazê-lo feliz dando a ele liberdade para ser seu melhor, contudo, o empoderamento que Deus dá é através de Jesus. 
      Jesus deve ser empoderado em cada indivíduo para que o homem seja forte. Todavia, o indivíduo só experimenta a fortaleza de um Cristo todo poderoso vivendo nele, quando assume sua fraqueza e dependência total de Deus. Calar, dar um fim, talvez a todo um discurso, que por anos nos motivou e nos fez ser importantes, nos acharmos especiais, mas que na verdade era só catarse, nosso ego falando e falando, mas nunca parando para ouvir, seja os outros ou Deus. Nesse equívoco muitos se acham mestres, sábios, dignos de respeito e com direito de não respeitarem outros, mas tudo sempre foi só catarse, que Deus até usou, por pura misericórdia, mas que ainda assim era só um esboço grotesco da verdadeira palavra de Deus. Talvez eu e você tenhamos chegado a lugares altos, falando a nós mesmos sobre nós mesmos, mas o Senhor tem algo muito maior para nós, Deus quer nos ensinar sobre ele mesmo, sobre suas virtudes, sobre sua santidade, sobre sua divindade.
      Abramos mão daquilo que pensamos sobre isso ou aquilo, sobre o que achamos disso ou daquilo, abramos mão da nossa intelectualidade e espiritualidade, no fundo só somos entregadores de palavra humana, nisso, muitos querendo liberdade e serem donos de um conhecimento especial, acabam sendo manipulados e usados. Silenciemos nossas almas, as tantas vozes que falam dentro de nós para nós mesmos, deixemos que a voz preciosa e única do Espírito Santo se revele, uma voz mansa e educada que só fala quando as outras se calam. Eu, você, o mundo, temos ouvido vozes demais, tantas soluções, religiões, ideologias, na TV, na internet, nas redes sociais, elas não podem salvar, curar, libertar, colocar o homem no lugar melhor. O melhor lugar é nas mãos de Deus e esse lugar só achamos quando nos calamos e obedecemos a voz do Espírito Santo. A catarse, no máximo, nos esclarece sobre o problema, a solução, contudo, só a voz de Jesus pode revelar.

—————#—————

catarse
substantivo feminino
  1. 1. 
    na religião, medicina e filosofia da Antiguidade grega, libertação, expulsão ou purgação do que é estranho à essência ou à natureza de um ser e que, por isso, o corrompe.
  2. 2. 
    ESTÉTICATEATRO
    purificação do espírito do espectador através da purgação de suas paixões, esp. dos sentimentos de terror ou de piedade vivenciados na contemplação do espetáculo trágico.
  3. 3. 
    MEDICINA
    evacuação dos intestinos.
  4. 4. 
    PSICANÁLISE
    operação de trazer à consciência estados afetivos e lembranças recalcadas no inconsciente, liberando o paciente de sintomas e neuroses associadas a este bloqueio.
  5. 5. 
    PSICOLOGIA
    liberação de emoções ou tensões reprimidas, comparável a uma ab-reação.
  6. 6. 
    PSICOLOGIA
    efeito liberador produzido pela encenação de certas ações, esp. as que fazem apelo ao medo e à raiva.
Origem
⊙ ETIM gr. kátharsis,eōs 'purificação, purgação; mênstruo; alívio da alma pela satisfação de uma necessidade moral'
Fonte: “catarse significado” dicionário Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário