sexta-feira, novembro 02, 2018

Sabedoria ou malícia?

      “Não repreendas o escarnecedor, para que não te odeie; repreende o sábio, e ele te amará. Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio; ensina o justo e ele aumentará em doutrina.Provérbios 9.8-9

      Não confunda sabedoria com malícia, alguns se acham sábios, mas são só maliciosos, a esses é sábio nem repreender, eles não aceitam conselhos e se tornam inimigos de quem tenta aconselha-los. O malicioso pensa se precaver contra a surpresa de um mal, vendo o mal em tudo, para ele, até que se prove o contrário, deve-se desconfiar de todos e de todos esperar o pior. 
      O sábio busca o bem, e porque tem um bom coração, acaba atraindo para si os benignos, assim não precisa andar sempre “armado”, na defensiva, mas é voluntarioso para abençoar, ele sempre busca ver o melhor nos outros. O malicioso atrai o confronto, o sábio desarma aquele com más intenções e planta a paz. 
      A malícia nasce na amargura, a sabedoria no amor, o malicioso envelhece antes do tempo e acaba só, o sábio se protege, mesmo sem saber, ainda na velhice terá no rosto um jovem semblante e sempre terá bons amigos que o defenda. O malicioso se acha mestre e nada sabe, o sábio é mestre sem pretender.
      O malicioso se cansa, o sábio acha descanso, o malicioso não confiará nem em Deus, se começou no caminho do evangelho, com o tempo se desviará. O sábio achará consolo e honra no Senhor, se manterá puro mesmo com o passar dos anos, e terá um coração sempre aberto para a esperança, malícia conduz à morte e à arrogância, sabedoria leva à vida e vida eterna com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário