terça-feira, novembro 27, 2018

O que significa “misericórdia quero e não sacrifício”?

      “E aconteceu que, estando ele em casa sentado à mesa, chegaram muitos publicanos e pecadores, e sentaram-se juntamente com Jesus e seus discípulos. E os fariseus, vendo isto, disseram aos seus discípulos: Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores? Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes. Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.Mateus 9.10-13

      O texto relata mais uma crítica dos invejosos e hipócritas fariseus ao comportamento de Jesus, o recriminavam por andar com pecadores, mais que isso, por ser amigo deles. Jesus citou então as escrituras, Oseias 6.6, “Porque eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos”. Foi duro para aqueles que se consideravam doutores da lei serem repreentidos por ela, talvez porque não entendessem de fato a palavra de Deus, como nós hoje, sejam nós evangélicos pentecostais ou protestantes tradicionais, aliás, nunca se viveu um tempo com tanto conhecimento acessível e variado sobre a Bíblia, e ao mesmo tempo, com um povo dito cristão tão distante de Cristo. 
      Quando ouvimos misericórdia quero e não sacrifício podemos ter a impressão que o Senhor, compreendendo a nossa fraqueza, nos diz para não nos sacrificarmos com religiosidades, mas antes, agirmos com misericórdia para com as pessoas. Mas nos texto Jesus disse isso a homens que se consideravam espirituais e totalmente fiéis aos mandamentos de Deus, que não se achavam de nenhuma forma devedores, mas cumpridores obedientes de todos os ritos de sua religião. Jesus disse aos fortes, ou pelo menos aos que assim se achavam, não para que se consolassem com seus limites, mas revelando a inutilidade de seus excessos. 
      A segunda parte do versículo do profeta Oseias, que não consta no texto de Mateus, todavia, me toca bastante, “o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos”. Quem se ocupa demais com sacrifícios, acaba se afastando daquele para quem os sacrifícios são feitos e adorando, não a Deus, mas a si mesmos por fazerem os sacrifícios. Com conhecimento o Espírito Santo não quer dizer informação intelectual sobre a Bíblia, mas intimidade com o Senhor, que se obtém sendo amigo próximo de Jesus. Era isso que Cristo estava dando aos pecadores com os quais andava, intimidade, amizade, reconhecendo que eles talvez fossem impotentes para fazerem sacrifícios religiosos, pelo menos naquele momento, mas de fato ensinando que isso nem era necessário, não na nova aliança do evangelho. 
      É triste, mas muitos ainda vivem, dizendo-se evangélicos, porém obedecendo à velha aliança, fiados em sacrifícios, e o principal deles é o dízimo que muitos pensam serem obrigados a dar para receberem de Deus bênçãos. Todavia, enquanto pentecostais se perdem no sacrifício herege do dízimo, protestantes chamados tradicionais se acham melhores por terem conhecimento intelectual da Bíblia, ambos honram a si mesmos por darem dízimos ou estudarem as escrituras e se afastam da misericórdia que se entende, que se conhece, que se vive, somente andando perto de Cristo. Só quem recebe misericórdia consegue dar misericórdia.
      O que significa pra mim, neste momento, a orientação de Jesus? Significa seja mais espiritual, valorize mais o caráter que a intelectualidade, preocupe-se mais com praticar as virtudes principalmente nas relações sociais, o amor, o perdão, a paciência, a generosidade, que aparentar religiosidade. Com relação ao resto, assiduidade em cultos, atividades profissionais para ganhar mais dinheiro, faça o suficiente e confie em Deus. O excesso de sacrifícios físicos podem nos cansar tanto, estressar de uma maneira, mesmo em “ministérios” dentro de igrejas, que simplesmente ficamos inviáveis para conviver com as pessoas de uma maneira realmente cristã. Muitos querendo servir ao cristianismo acabam se afastando de Cristo, não conhecem de fato o que significa misericórdia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário