quarta-feira, novembro 28, 2018

Fé genuína não se perde

      “Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma.Hebreus 10.38-39

      “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.” Hebreus 11.6

      “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.Efésios 2.8


      Como não perder a fé? Como não desistir de viver por ela? A primeira coisa a entender é um tema recorrente aqui no blog, diferenciar a fé verdadeira de convicção de pensamentos e de emoções. Convicção é humana e pode ser colocada em qualquer lugar, Deus, deuses, homens, anjos, animais, objetos etc, assim como pode ser para o bem como para o mal, pode ser positiva e negativa. A fé verdadeira é usada pelo ser humano, mas é originalmente dom de Deus, só a tem aquele que a recebe do Senhor. A fé verdadeira influencia a convicção humana, e isso é espiritualmente bom quando as prioridades estão de acordo com a vontade de Deus, senão, mesmo que seja num ambiente cristão, usando valores cristãoss, será só força humana que até pode conseguir coisas, mas não são concedidas por Deus.

      Como não perder a fé? Se é fé genuína e que conduz à salvação, então ela é dom de Deus, ela só pode ser exercida através do Espírito Santo, assim, essa fé não pode ser perdida, é Jesus que a guarda dentro de nós pelo seu Espírito. Se nós a usarmos da forma correta, a teremos sempre disponível e viva. Agora, a tal da convicção humana, essa podemos perder, e várias vezes durante nossa caminhada neste mundo. Sempre que desanimamos, que nos decepcionamos, que perdemos a esperança, a fé humana se vai, mas ela se vai porque estávamos colocando nossa convicção no lugar errado. Só se desilude quem se ilude, e Deus não é ilusão, é real, mas se tirarmos os olhos dele não alcançaremos aquilo que ele tem pra nós. Assim, iremos para a direção errada e com as pessoas erradas, o que fatalmente nos deixará sem forças.

      Eu estou me sentindo sem fé? Então é porque eu deixei de crer pelo Espírito e estava simplesmente acreditando na carne, fé através do Espírito Santo fortalece, renova, vivifica, alegra, de uma maneira mansa, suave, tranquila. Deus nos conhece e nos respeita, sabe até onde e como podemos ir sem perdermos as forças, sem perdermos a fé. Quem perde a fé a perde porque estava fazendo o que não devia, no lugar e com gente que não devia estar. Nesse caso é preciso parar tudo e recomeçar, descobrir em oração em que ponto nos desviamos e com humildade voltarmos para o caminho certo. Calma, talvez o que você esteja precisando é só de descanso, de um tempo, não exija tanto de você, Deus não exige. Descansa no Senhor, verbalize tua fé numa oração, acalme a mente, e fique em paz, tua fé pode até se enfraquecer, mas não se enfraquece o Deus em que você crê. Ele é sempre fiel, forte e acredita em você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário