segunda-feira, fevereiro 15, 2021

A vontade do Senhor prevalece

      “O Senhor desfaz o conselho dos gentios, quebranta os intentos dos povos. O conselho do Senhor permanece para sempre; os intentos do seu coração de geração em geração. Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o Senhor, e o povo ao qual escolheu para sua herança.Salmos 33.10-12

      “Muitos propósitos há no coração do homem, porém o conselho do Senhor permanecerá. O que o homem mais deseja é o que lhe faz bem; porém é melhor ser pobre do que mentiroso. O temor do Senhor encaminha para a vida; aquele que o tem ficará satisfeito, e não o visitará mal nenhum.Provérbios 19.21-23

      O que nos leva a tomar certas decisões? O que faz com que escolhamos isso e não aquilo? O que se passa em nossas cabeças? Quais são os nossos propósitos? Temos que pensar, avaliar, confrontar nosso presente com um futuro que estamos prevendo ocorrer, principalmente na área econômica é preciso planos, metas e checagens constantes. Nossa vida afetiva também precisa ser pensada, analisada, para que nada fique escondido embaixo do tapete, para que resolvamos o que precisa e pode ser resolvido, para então, diante do que não tem remédio, vermos se vale a pena seguir ou corrigir o percurso. 
      Contudo, por mais que o homem raciocine e sinta em fazer, no final prevalece só o que Deus permite, o seu conselho, porque entre o homem planejar e executar, podem ocorrer muitas coisas, escolhas de outras pessoas, eventos dos sistemas do mundo, coisas que um indivíduo sozinho não pode controlar. Deus usa muitas coisas para mudar o propósito no coração do homem, assim o sábio que teme a Deus confia e espera em seu Senhor, mesmo diante das bravatas do tolo, que maquina em sua alma e faz ameaças, não com propósitos misericordiosos, mas egoístas e injustos, que no final só prejudicarão a ele.
      Quem teme ao Senhor não teme o que não confia em Deus, não reage a esse, não usa de ironia, não foge, é claro e direto, como é o Espírito Santo quando nos responde, é espiritual de verdade, como foi o Cristo encarnado. Calibremos nossos espíritos, para que não caiamos no desespero nem na vitimização, mas achemos na humildade mais verdadeira a segurança dos que veem Deus em todos os caminhos, e sabem que Deus tem sempre o melhor para seus amigos. Feliz o povo cujo Deus é o Senhor, e melhor é ser pobre que mentiroso, pois quem teme a Deus está satisfeito e nenhum mal o visita. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário