domingo, fevereiro 07, 2021

Nada acontece por acaso

       “Senhor, diante de ti está todo o meu desejo, e o meu gemido não te é oculto.Salmos 38.9

      Na vida nada acontece por acaso, quem acha que acontece é porque não conhece a si mesmo ou a vida. O que acontece na vida? Aquilo que se quer, quem acha que não acontece é porque não assume o que realmente deseja, e o que se deseja não é por acaso, é por escolha e por vontade. Queremos aquilo que nos dá prazer, e a princípio, se formos pessoas medianamente normais, sadias, física e psicologicamente, buscamos satisfazer o prazer imediato dos apetites físicos. Nascemos espirituais, mas perdemos essa espiritualidade na adolescência quando ganhamos consciência de pecado e temos nossos corpos amadurecidos, eu disse corpos, não almas ou espíritos. Todos nós temos a oportunidade de comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, e nós comemos, isso é algo implacável, por isso Jesus se deu por todos nós, isso é algo por demais maravilhoso. 
      O que você quer na vida? Não estou fazendo juízo de valor, apenas questionando para que você possa comparar o que diz que quer com o que tem de fato. Não estou dizendo que você terá tudo o que quer, mas pagará os preços por isso, às vezes amargos por estar querendo algo que você não pode ter. Assim, ainda que não tenha, levará isso no coração, e estará gastando teu tempo, tuas energias, tua alma nisso, isso será tua identidade, querer um sonho impossível e de sonho também se vive, ainda que com infelicidade. Tem uma frase famosa, letra de uma música inglesa (da banda Genesis), que diz, “eu sei o que eu gosto, e eu gosto do que sei”, eis aí um segredo de felicidade, muitos não sabem o que gostam e não gostam do que sabem, por isso vivem incongruências e discrepâncias, por isso acham que têm o que não merecem e gostariam de ter o que não estão preparados para ter. 
      Eu tenho um pensamento bem extremado de que na vida nada acontece por acaso, que não somos joguetes nas mãos de um poder superior, nós fazemos nosso destino, ainda que esse destino esteja debaixo da autorização de Deus e que Deus saiba sobre ele de antemão, aquilo que desejamos do fundo de nosso coração, ainda que não admitamos isso para ninguém, nem para nós mesmos, é as nossas vidas. Nosso espírito é muito forte, mesmo equivocado e debaixo de mentiras, e Deus o respeita acima de tudo, ele decide o que quer ser e ter. Tem gente que não sai da igreja, não perde cultos, portanto deveria estar com a cabeça cheia de ensinos bíblicos sobre espiritualidade, contudo, ainda assim, quer coisas materiais, sexo, luxo, prazeres, e quando está só, em segredo, são essas coisas que a dominam, não as coisas espirituais, ainda que só como sonhos. 
      Contudo, se nós, seres humanos, estamos presos naturalmente às trevas, podemos receber em Cristo uma nova essência, a espiritual de Deus, um novo destino, que na verdade sempre existiu em nossos espíritos, mas que estava sufocado por nossos pecados. Em Jesus o desejo melhor e mais alto ganha liberdade em nós, de o seguirmos e sermos iguais a ele, e podemos então desejar aquilo que de fato poderemos levar desse mundo para o outro, que de fato agrada a Deus e pode nos fazer felizes. Quem sabe disso e gosta disso acha a vida eterna, só achamos coerência em Cristo, nele experimentamos algo que não acontece por acaso, porque já foi conquistado por ele na cruz. Se na vida do homem sem Cristo a morte não acontece por acaso, na vida do salvo em Cristo a vida não acontece por acaso, ela é sua vocação, ele é eleito para viver eternamente com Deus. 
      Aquele que teme a Deus e é seu amigo íntimo, conhece os corações, discerni as intenções, só de olhar para os olhos de alguém sabe se a pessoa tem uma vida de oração, se de fato se humilha diante do trono de Deus, e ainda que alguém jure pelas palavras que anda com o Senhor, o profeta de Deus sabe se isso é ou não verdade. Mas além do discernimento direto sabemos se alguém anda ou não com Deus pelos frutos, pela maneira como a pessoa conduz principalmente seus negócios no mundo, administra seus bens, sua vida prática revela onde de fato está seu coração, se em Deus ou em Mamon. Quem não anda com Deus, mas diz que anda, sofrerá um juízo ainda maior por dar mau testemunho do Senhor, assim não se surpreenda se alguém que diz mentirosamente que confia em Deus sofrer abruptamente uma grande tragédia, nada acontece por acaso para o homem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário