quinta-feira, fevereiro 04, 2021

Reaja como orienta Deus

      “Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; e, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa; e, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas.Mateus 5.39-41

      Obedeça a Deus, mesmo que pareça difícil, sempre que Deus manda não é impossível de obedecer, se procurarmos com calma no Esprito forças para isso. Se Deus está orientando você a se calar diante de uma afronta, a abaixar a cabeça diante de uma injustiça, a não responder diante das palavras acusadoras e mentirosas do homem mal e arrogante, obedeça, não se afaste, não fuja, não resista. 
      Deus sabe até onde temos que suportar em humildade, assim como até onde alguém pode se posicionar de forma violenta contra a sua justiça, sim, a justiça de Deus, não a nossa. Se alguém afronta um filho sincero do Senhor não é o filho que é afrontado, mas Deus, e se for assim, se o filho não fizer justiça com as próprias mãos, se não cobrar do homem mal um preço por tê-lo suportado, Deus fará justiça. 
      Como é maravilhosa a paz que temos quando sabemos que fizemos o que tínhamos que fazer, quando temos a convicção que oferecemos, debaixo de ordem de Deus, ambas as faces para serem esbofeteadas, e que então não é mais preciso sofrer, mas só confiar no justo Deus. Não nos sentimos em falta ou culpados, ainda que o injusto tente nos atormentar, fizemos a nossa parte e agora Deus fará a dele. 
      Entretanto, entendamos bem o texto inicial, só devemos não resistir ao mal quando Deus mandar, e se tivermos que resistir não é reagindo com igual violência, mas nos afastando. Se fizermos isso seremos usados por Deus, não só aprenderemos sobre ser humilde e amar os que nos odeiam, mas também seremos instrumentos de justiça na vida de alguém que teve oportunidade para ser justo e não foi. 
      Não é fácil permanecermos serenos enquanto somos caluniados, desrespeitados, e de maneira alguma devemos fazer isso sem sentir orientação clara do Senhor para tal. Muitas vezes o mais sábio é ao sinal da primeira intenção de agressão cairmos fora, não reagirmos mas também não oferecermos sequer uma face, ser cristão não é ser bobo ou insensível, mas obedecer a Deus com propósito específico. 
      Vemos exemplos de reações diferentes na vida do Cristo encarnado, algumas vezes Jesus reagia de maneira enfática, outras vezes de forma mais discreta, com parábolas, outras vezes, ainda, permanecendo no local mas em silêncio, e ainda outras vezes fugindo e evitando pessoas, lugares e cidades. No final de sua vida ele simplesmente se entregou, não deu só a outra face, mas todo seu ser, como sacrifico mortal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário