quinta-feira, fevereiro 11, 2021

Paz e santificação para ver a Deus

      “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o SenhorHebreus 12.14

      Eis outro versículo, pequeno, simples, mas que revela um verdadeiro mistério, ele fala de três tipos de relacionamentos, do homem com seu semelhante, do homem consigo mesmo e do homem com Deus. Penso que não se pode viver uma das orientações, de forma verdadeira, sem viver as outras duas, as três coisas estão interligadas. Como ter acesso à intimidade do Senhor sem estarmos em paz e santos? 
      Como estarmos em paz sem nos relacionarmos de maneira benigna com os outros homens, sem ira, sem inveja, com amor? Não só com aqueles que nos tratam com respeito, mas principalmente com os que não nos tratam assim? Sim, porque quando alguém nos trata com injustiça e reagimos, mesmo com razão, deixamos que o mal alheio se instale em nós e assim perdemos a paz. 
      Por outro lado, como entrarmos na presença do santíssimo Deus se temos a mente viciada e o coração sujo, os pensamentos entrevados e os sentimentos escravizados aos prazeres da carne? Como receber os pensamentos do Esprito Santo em nosso espírito se esse está angustiado, torturado, culpado, ansioso, ocupado com o mal? Sem luz a palavra de Deus não se manifesta. 
      Paz e santificação, eis o segredo que nos permite ver a Deus, e quando o texto diz ver a Deus ele se refere a termos uma comunhão tão próxima com o Senhor que nos permite conhecer todos os mistérios espirituais sem limites, porque ao que sabe perguntar tudo lhe é respondido. Quem se coloca assim, como depositário da palavra de Deus, será alimentado pela água da vida eterna. 
      Não é fácil ter paz e ser santo, é preciso vigiar a mente e manter-se alimentado, só então teremos forças para resistir às provocações do mal, que provoca de maneira diferenciada os que vigiam, ele sabe que esses não perdem a paz por qualquer coisa. Naquilo que podemos tenhamos paz com todos, quando não for possível, uma distância educada para que não percamos a santidade por entrarmos em conflito errado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário