quinta-feira, fevereiro 18, 2021

Justiça

      “Justiça é um conceito abstrato que se refere a um estado ideal de interação social em que há um equilíbrio, que por si só, deve ser razoável e imparcial entre os interesses, riquezas e oportunidades entre as pessoas envolvidas em determinado grupo social. Trata-se de um conceito presente no estudo do direito, filosofia, ética, moral e religião. Suas concepções e aplicações práticas variam de acordo com o contexto social e sua perspectiva interpretativa, sendo comumente alvo de controvérsias entre pensadores e estudiosos. Em um sentido mais amplo, pode ser considerado como um termo abstrato que designa o respeito pelo direito de terceiros, a aplicação ou reposição do seu direito por ser maior em virtude moral ou material. A justiça pode ser reconhecida por mecanismos automáticos ou intuitivos nas relações sociais, ou por mediação através dos tribunais, através do Poder Judiciário.”  Fonte Wikipedia

      Justiça é um conceito que aparece com definições diferentes na Bíblia, no antigo testamento está relacionada a obras humanas para alcançar Deus, enquanto que no novo testamento refere-se à obra divina para alcançar os homens. No antigo testamento o termo justo se aplica aos homens que vivem no mundo com justiça, fazendo o bem para receber o bem, no novo testamento o termo mais adequado é justificado, que se aplica aos homens que creem no único justo, Cristo, para receberem justiça de Deus. Deus se revela aos poucos respeitando a maturidade do homem histórico, conduzindo o ser humano de uma vida mais materialista para a espiritualidade, da justiça por obras à justificação pela fé.

      “E disse o Senhor: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito. Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor. Estas são as gerações de Noé. Noé era homem justo e perfeito em suas gerações; Noé andava com Deus.Gênesis 6.7-9

      Deus “destruiu” o homem na Terra pelo dilúvio porque não achou justiça no mundo, mas egoísmo e vícios, Noé é uma exceção, citado como um justo, por isso teve tratamento divino diferenciado entre os outros seres humanos de seu tempo. Mas penso que em Noé não havia só alguém que se achava melhor por fazer as coisas certas, por praticar justiça na Terra, mas alguém que Deus amava por ver que Noé andava com ele, Noé era amigo íntimo de Deus, um ser humilde e que já entendia que o homem não é melhor por fazer coisas, mas por crer e confiar em Deus.

      “Quando houver contenda entre alguns, e vierem a juízo, para que os julguem, ao justo justificarão, e ao injusto condenarão.Deuteronômio 25.1

      A velha aliança, a religião entregue por Moisés aos israelitas, era um código simples para um ser humano simples, era “olho por olho, dente por dente”, quem vivia corretamente teria aprovação, que não vivia não teria. Tal simplicidade conduziu o homem a uma religiosidade de aparência e a valores mais materialistas, vemos isso nas atitudes da liderança religiosa que perseguiu e condenou Jesus séculos depois de Moisés fundar a religião e de Davi a estabelecê-la em seu apogeu. A lei, contudo, não é uma religião limitada, ou errada, vê-la assim é não entender sua função maior, que era salientar o pecado, mostrar que o homem por si só não poderia ser justo, por isso Jesus disse que não veio para anular a lei, mas para cumpri-la, dar à humanidade condições de praticar a justiça de Deus. 

      “E disse a Davi: Mais justo és do que eu; pois tu me recompensaste com bem, e eu te recompensei com mal. E tu mostraste hoje que procedeste bem para comigo, pois o Senhor me tinha posto em tuas mãos, e tu não me mataste.I Samuel 24.17-18

      Como sempre, Deus não se preocupa com certas coisas, e quase qualquer coisa pode ser usada para demonstrar a verdadeira intenção do homem, ainda que numa religião passageira, que era só metáfora da religião eterna, mesmo nela o de fato temente a Deus pode exercer justiça, assim como o ímpio, injustiça. Davi era um homem adiante de seu tempo em termos espirituais, dessa forma, mesmo debaixo da velha aliança baseada em obras externas, mostrou a pureza e a profundidade de seu coração, em seu relacionamento com Deus e em sua relação com os homens. Era justo Davi punir Saul, conforme o conceito de justiça da época, mas ainda assim Davi não o fez, não agiu com justiça, mas com mais que isso, com misericórdia e justamente com seu inimigo número um, um rei deposto por Deus que não queria admitir em Davi o novo rei erguido por Deus. Davi revela o cerne da justiça de Deus em Cristo, que mesmo para o injusto age com misericórdia, não julgando conforme as obras dos homens, mas conforme o amor de Deus. 

      “O Senhor julgará os povos; julga-me, Senhor, conforme a minha justiça, e conforme a integridade que há em mim. Tenha já fim a malícia dos ímpios; mas estabeleça-se o justo; pois tu, ó justo Deus, provas os corações e os rins.Salmos 7.8-9

      A justiça, contudo, é algo extremamente relevante, e não é como muitos pensam hoje em dia, o homem poder fazer o que bem quiser e seguir em paz como se não houvesse um juízo, as leis do universo, criadas por Deus, recompensam o justo e punem o injusto. Contudo, mais que simplesmente dar e tirar, Deus conhece o coração dos homens, discerne palavras de obras, mas principalmente, obras feitas para aparentar justiça, de obras que nasceram de um coração que quer adorar a Deus e não só receber lisonja de homens. 

      “Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo EspíritoI Pedro 3.18

      Esse texto de Pedro resume a grande obra de justiça de Deus, nascimento, vida, morte e ressurreição de seu filho, Jesus, em carne e sem pecado, para justificar toda a humanidade, esse é o centro da Bíblia, a principal missão do cristianismo, a verdade que nunca podemos negar, alterar ou trocar. A velha aliança era só metade da religião maia alta de Deus, mostrando a necessidade de obras, de prática, mas ela só é completada pela outra metade, a nova aliança, revelando a prioridade da fé para que as obras sejam vividas, transformando o homem e louvando a Deus. 

      “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos” Mateus 5.6
 
      Finalmente um verso do sermão das bem-aventuranças, o coração do evangelho, do novo testamento, da Bíblia, que se for devidamente entendido mostrará a e evolução do conceito de justiça no cânone bíblico. No mundo o homem não pode ser justificado pelas obras, como não colherá de maneira plena bons frutos mesmo se agir com plena justiça, mas como justificado em Cristo deve esperar que toda justiça seja feita somente na eternidade, no plano espiritual. Quem entende isso entende a essência do ser humano, espiritual e não material, para Deus e não para os homens, eterna e não passageira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário