domingo, fevereiro 28, 2021

Raiz, tronco ou galhos? (9/9)

      “E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra.” “Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã.Apocalipse 22.12, 16

      Alguém pode perguntar, não entendendo a avaliação que fazemos de igrejas nesta reflexão, “mas e todos os textos bíblicos que falam sobre a necessidade de nos congregarmos?” A igreja do Cristo é a reunião de todos os seres humanos que ouvem a voz do Espírito Santo, não é o hall de membros de uma instituição, que frequentam templos físicos, igreja é conceito espiritual, não é físico. É óbvio que tronco e galhos, tradições religiosas de homens, dão ênfase à necessidade de ligação de homem com instituição terrena para que haja aprovação divina, isso é conveniente para que esses mantenham seus poderes sobre homens neste mundo. Por isso, como refletimos antes, o cânone bíblico foi construído, mas isso não é o que ensinou Jesus no evangelho “raiz”, ele fala de uma igreja espiritual ligada a Deus. 
      É essa igreja espiritual que estará mais próxima de Deus na eternidade. Sim, é gostoso demais achar neste mundo parte dessa igreja reunida em um templo, louvando a Deus, estudando a Bíblia, compartilhando o evangelho com o mundo, contudo, é preciso que acordemos para o lado humano de muitas igrejas, ainda que falem de Deus e de Jesus, para avaliarmos até que ponto elas nos aproximam de fato do Deus Altíssimo. Por mais agradável que seja a vida em uma igreja cristã, se ela não representar o melhor de Deus para as nossas vidas não estaremos em paz, não seremos libertos, não seremos plenamente felizes sendo só membros de igrejas. Isso é melhor ou pior? Se querem saber, não importa, vejo, contudo, que a vida parece ser bem mais fácil para aqueles que se satisfazem em ser só cristãos igrejeiros.
      Não posso ser irresponsável, desconsiderando o amor de Deus com os homens, que chama cada ser humano para desempenhar uma chamada específica, e permite que o homem tenha no mundo oportunidade para ser feliz. Para muitos, a melhor coisa que eles têm a fazer, é se filiarem a igrejas e ficarem bem quietinhos nelas, assim, não se escandalize com a reflexão “Raiz, tronco ou galhos?”. Vou dizer novamente o que já disse, Deus abençoa os homens, apesar das igrejas, nas igrejas, não exclusivamente através delas, assim como Deus ensina sobre sua vontade aos homens pela Bíblia, apesar dos contextos culturais e históricos diferentes nos quais seus textos foram escritos, em relação à humanidade do século XXI. O que importa é estarmos em paz com Deus e conosco, e para isso tanto faz igreja ou religião. 
      Mas entender sua chamada pessoal não significa se afastar de convívio com igreja, significa que uma vez que você tenha visto o que você é e crê, e que isso não bate com o que muitos púlpitos pregam, pode ser mais coerente para você ter uma relação mais distante, respeitando tua individualidade espiritual. O que não podemos é ser hipócritas, só para termos apoio de gente de igreja, hipocrisia é pior que ignorância. Por outro lado, outro triste motivo de permanecermos em igrejas, é que luz só é útil nas trevas, e infelizmente existem trevas dentro de grupos cristãos tanto quanto em outras religiões ou na ausência delas, no chamado mundo secular. Talvez estejamos chegando num momento quando Deus chama profetas, como era de fato no antigo testamento dentro da nação de Israel, para exortarem os de dentro, não os de fora. 
      Não é fácil ser cristão “raiz”, principalmente convivendo socialmente com igrejas, raiz não aparece, e vida espiritual genuína é discreta, mesmo secreta, dá trabalho resistir às tentações da carência e da vaidade, que nos levam a exibir nossa falsa espiritualidade nos púlpitos, falsa porque a verdadeira não tem necessidade de ser exibida, por isso tantos acham que têm chamadas para pregador e mestre quando são apenas seres inseguros querendo aparecer e receber aplausos. Contudo, talvez seja necessário, mais até que evangelizar o mundo, sermos no momento atual vivas raízes para troncos e galhos secos, quando, principalmente no Brasil, muitos cristãos acham ter alcançado a posição mais alta do cristianismo no mundo usando ferramentas do mundo, não espirituais, instrumentos de tronco e galhos, não da raiz.

Parte 9 de uma reflexão
dividida em 9 partes
José Osório de Souza, 26/02/21

Nenhum comentário:

Postar um comentário