quarta-feira, junho 02, 2021

A malícia e a retidão

      “Porque o Senhor Deus é um sol e escudo; o Senhor dará graça e glória; não retirará bem algum aos que andam na retidão.Salmos 84.11

      Algumas pessoas estão acostumadas a usar indiretas, têm sempre “papos tortos”, quando falam conosco têm sempre alguma crítica a alguém, e mesmo falando diretamente conosco, parecem esconder algo, querem aparentar que nos aprovam, mas estão sempre querendo confrontar nossas atitudes, nossas palavras, nossas intenções. É gente incrédula, que por ter parado de buscar a Deus (ou talvez por nunca ter de fato buscado), que por não estar resolvida no Senhor, duvida que muitos possam ter uma comunhão sincera com Deus. Quem não crê em Deus, não crê em si mesmo e não crê nos outros. Essas pessoas adquiriram na vida a malícia, não a sabedoria, e o mais triste é que muitas se acham cristãs. Filho de Deus de verdade não dá indiretas, ou fala sem receio e em amor o que pensa ou se cala com temor. 
      Os jovens usam o termo “papo reto”, esse termo tem um sentido semelhante ao termo reto citado na Bíblia, significa falar a verdade sem rodeios, mas falar com respeito, não sentir a necessidade de ser malicioso, usando afirmações dúbias, que parecem ter sempre um segundo e escondido sentido. Quando usamos de indiretas o fazemos por termos medo de dizer a verdade, e isso acontece ou porque aquilo que achamos ser verdade na verdade não é, antes é uma avaliação injusta, uma crítica destrutiva, ou porque ainda que seja uma verdade não temos amor e respeito suficientes de Deus para dizê-la sem machucar o outro. Ser espiritual não é só dizer e fazer a coisa certa, mas também dizer e fazer do jeito certo, no tempo certo, agir assim, por mais duro que seja, constrói, nunca destrói ou fere alguém. 
      Jesus falava muitas vezes por parábolas, mas sua intenção não era maliciosa, ao contrário, a simbologia tinha como objetivo tanto explicitar melhor um ensino, através de uma analogia, quanto proteger aqueles que ainda não estavam preparados para certos mistérios, Jesus era sábio, reto e muito amoroso. Com algumas pessoas às vezes Deus nos orienta a falar com simbologias, não sermos diretos, não para enganá-las ou criticá-las, mas para que a exortação entregue não seja de pronto descartada por elas, caso fosse mais explícita, ficando assim em suas mentes para que depois, sozinhas, elas possam refletir melhor e, quem sabe, mudarem de vida. O amor de Deus é sábio, não é malicioso, é educado, e sempre espera mudança de atitude para melhor, respeitando o livre arbítrio dos homens e seus tempos. 
      “A malícia matará o ímpio e os que odeiam o justo serão punidos” (Salmos 34.21), “as palavras da sua boca são malícia e engano, deixou de entender e de fazer o bem” (Salmos 36.3). A malícia cega justamente aquele que acha que tem mais visão que os outros, o malicioso é um sábio do mal, conhece as fraquezas do homem, mas não acredita que em Deus os homens possam mudar e serem bons. Malícia separa, não une, pois o malicioso, achando-se astuto, sempre desconfia, sempre vê no outro aquilo que há nele, malícia que quer levar vantagem. O malicioso é ladrão e homicida, rouba a honra e mata a reputação, ele sempre tem como inimigo aquele que é o oposto dele, o justo, que possui justamente aquilo que ele não tem, sabedoria genuína, por isso a voz do justo em seus ouvidos lhe deixa tão desconfortável. 
      “Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto” (Salmos 51.10), “seja reto o meu coração nos teus estatutos, para que não seja confundido” (Salmos 119.80). O reto teme a Deus, anda com Deus, ama a Deus, por isso tem a luz do Altíssimo sobre si, retidão é luz que protege da confusão, o reto sabe de onde veio, onde está e para onde vai, sabe quem foi e quem é, por isso é misericordioso e generoso com o próximo. O reto não se sente melhor que ninguém, não se acha sábio, pode até se achar menor, mas por se ver assim confia e se satisfaz no Senhor, por isso tem uma sabedoria simples e natural, manifestada até no silêncio. O malicioso querendo manter o que tem e ganhar mais perderá tudo, já o reto, que nada pensa ter além do Senhor, verá sua felicidade expandida, aqui e no céu. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário