terça-feira, junho 22, 2021

Forte para não lutar

      “Nesta batalha não tereis que pelejar; postai-vos, ficai parados, e vede a salvação do Senhor para convosco, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã saí-lhes ao encontro, porque o Senhor será convosco.II Crônicas 20.17

      Estejamos fortes o suficiente para não lutarmos, para podermos resistir à oposição do agressor injusto com serenidade. Por isso tinha Jesus uma vida de constante oração, não para estar forte numa batalha e vencer, mas para resistir a ela, calado e humilde. Ah, como somos seres enganados, queremos ser fortes para prevalecer, queremos estar no melhor de nossas formas, em todas as áreas, para sermos soldados superiores no ataque. Não entendemos que só estarmos de pé, no lugar e no momento certo, basta, não para lutarmos, mas para permitirmos que Deus lute por nós. 
      Nessa força não precisamos fazer nada? Precisamos, sim, lutar contra nossos principais inimigos, nós mesmos, resistindo ao egoísmo, à insegurança, à vingança e à autocomiseração, que podem nos fazer reagir do jeito errado, seja com agressividade ou com covardia. Quem acha que não é preciso ser forte para não fazer nada, engana-se, é, principalmente para não fazer nada do jeito certo. Para isso é preciso força adquirida num caminhar próximo a Deus, isso nos permite permanecer inabaláveis ainda que tenhamos que parecer, pelo menos a princípio, passivos diante de homens.
      Enfrentamos uma grande tentação quando estamos fortes, a de querermos exibir essa potência para os outros, principalmente quando é uma capacidade adquirida com esforço pessoal, por isso o evangelho diz que é mais difícil para o rico entrar no reino de Deus e mais fácil para o pobre. Entendamos o termo rico não só como o que tem mais bens materiais, mas também como aquele com capacidade intelectual, emocional e mesmo espiritual superior, esse será tentado pela vaidade para se impor diante do mais fraco e consequentemente exibir a si mesmo, não a Deus. 
      Mas quem é mais vencedor, o que vence os outros com suas forças e capacidades ou o que vence a si mesmo, principalmente a dor de ser mais fraco, mais limitado e mais pecador, não ainda em pecado, mas perdoado? O perdoado entendeu que se tem uma vida de paz e honra no presente é porque teve seu passado perdoado, principalmente por Deus e por ele mesmo, assim tem a obrigação moral de exaltar a potência do Senhor, não a sua. Cruel, contudo, é o que humilha um perdoado em Cristo, cruel e perigoso, esse não luta contra o pecador, mas contra aquele que o perdoou.
      Por isso bem-aventurado é aquele que teve seus pecados perdoados, isso significa que ele assumiu seus erros e confiou em Deus para começar uma vida diferente, esse tem em sua essência a consciência de que o homem nada é e de que Deus é tudo. Esse não humilhará ninguém, não entrará em batalhas para se exaltar, não dependerá da aprovação e da honra do homem no mundo por suas vitórias e capacidades. Esse descobriu o segredo da espiritualidade eterna, estar em Deus para seguir para Deus e a Deus exaltar, esse é forte o suficiente para não lutar e deixar Deus brilhar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário