quinta-feira, junho 17, 2021

Quem teme a Deus tem ampla visão

      “A transgressão do ímpio diz no íntimo do meu coração: Não há temor de Deus perante os seus olhos. Porque em seus olhos se lisonjeia, até que a sua iniquidade se descubra ser detestável. As palavras da sua boca são malícia e engano; deixou de entender e de fazer o bem. Projeta a malícia na sua cama; põe-se no caminho que não é bom; não aborrece o mal.Salmos 36.1-4 (versão Almeida Corrigida e Fiel) 

      “Há no coração do ímpio a voz da transgressão; não há temor de Deus diante de seus olhos.” (versão Nova Almeida Atualizada)
      “Há no meu íntimo um oráculo a respeito da maldade do ímpio: Aos seus olhos é inútil temer a Deus. (versão NVI, Nova Versão Internacional)
Salmos 36.1

      Fiz questão de postar mais de uma versão bíblica do versículo um visto diferenças significativas nas traduções, mas que não alteram o ensino principal. Traduzir a Bíblia não é trabalho fácil, mas algo que confronta os tradutores é o cuidado para não ir por um caminho muito diferente das traduções mais antigas e tradicionais. Isso tem mudado nos últimos anos, uma visita a uma livraria evangélica nos colocará diante de muitas versões, é interessante fazer comparações, usar dicionários das línguas originais, que abrem os termos, permitindo-nos traduções “customizadas”. 
      Apesar da ênfase do “Como o ar que respiro” não ser estudo bíblico convencional, mas mais filosofia e reflexão sobre a prática cristã, sempre tentando responder à pergunta, “onde o cristianismo dos homens nos levou?”, pela graça de Deus tenho mais de trinta Bíblias em minha biblioteca, com versões diferentes. Creio que conhecimento bíblico profundo é o início do conhecimento de Deus, e não o fim, entretanto devemos começar certo para chegarmos ao melhor lugar, mas vamos à reflexão de hoje, completando a sequência de três palavras sobre o tema “temor do Senhor”. 

      Temor do Senhor estabelece referências, evita que nos enganemos superestimando o que é menor ou subestimando o que tem importância. Uma pergunta: quem enxerga melhor, quem caminha pelo vale, dando volta na montanha, ou quem está em cima da montanha? Ainda que veja as coisas menores, o que está acima pode ver tudo, já quem caminha só vê pouca distância à sua frente ou atrás de si. Quem busca a Deus e nele se refugia coloca-se num lugar espiritual alto e desse local tem discernimento das coisas, vê o que pode haver no final do caminho, sabe de efeitos e causas, não se ilude com as partes, enxerga o todo. 
      Temor do Senhor ensina-nos a não julgar as pessoas, e mais, a não condená-las, ele nos faz humildes, sabemos que não podemos desprezar ninguém e que todo mundo, em algum momento, pode precisar de todo mundo. Ele nos liberta das ilusões do mundo material, entendemos que a vida aqui é curta e passageira e que da eternidade espiritual viemos e para ela voltaremos. Temor do Senhor nos leva a louvar a Deus em todo o tempo, por tudo, a depender dele nas mínimas coisas, a saber que nada acontece sem sua permissão e que Deus ama a todos, mesmo àqueles que consideramos inimigos ou que se colocam assim contra nós. 
      Temor do Senhor vê irmãos em todos, nos liberta de preconceitos e nos dá uma disposição realmente espiritual, ainda que não saibamos tudo, ainda que estejamos limitados por religiões. Mesmo que numa religião descriminada pelas outras, por algum motivo, o que teme a Deus nunca está em trevas, de algum jeito alcança a verdade necessária para ser cuidado pelo Senhor. “Deus salva cristãos e condena os outros?” Afirmar isso é não temer a Deus, e é preciso não só não dizer isso, mas não sentir isso, vigiando dentro de nós com a mais pura e reta intenção. O amor de Deus só pode ser compreendido com temor a Deus. 
      Temor do Senhor é virtude que só pode ser retida no mais profundo do nosso ser, não pode ser falseada, inventada, manipulada, e quando existe é percebida, mas também só pelos que verdadeiramente temem a Deus, já os outros zombarão, desdenharão, duvidarão, ninguém pode ver no outro algo que não tem em si. O que teme, ainda que não seja entendido ou honrado, a todos entende, não pode ser enganado, só o espírito limpo tem visão espiritual abrangente pois Deus acha nele liberdade para manifestar a mais alta sabedoria. O que não teme a Deus está só e em trevas, será amante do engano visto que não amou o Senhor. 
      O que teme a Deus vê tudo e cala, o que não teme acha que vê e fala, o que teme é sábio, o que não teme é malicioso, o que teme para Deus caminha, o que não teme de Deus foge. O que teme a Deus tem medos? Sim, muitos, mas isso não é fraqueza, é sensibilidade espiritual, que lhe mostra o caminho melhor para prosseguir e conquistar, não as ilusões do mundo, mas o reino de Deus. O que não teme bate no peito e diz que mata um leão por dia, mas dentro de si teme a morte. “Porém o ímpio não irá bem e ele não prolongará os seus dias, que são como a sombra, porque ele não teme diante de Deus” (Eclesiastes 8.13).

Nenhum comentário:

Postar um comentário