sábado, junho 12, 2021

Verdades em tempo de serem aceitas (8/8)

      “Os restantes se converterão ao Deus forte, sim, os restantes de Jacó. Porque ainda que o teu povo, ó Israel, seja como a areia do mar, só um remanescente dele se converterá; uma destruição está determinada, transbordando em justiça. Porque determinada já a destruição, o Senhor Deus dos Exércitos a executará no meio de toda esta terra.” Isaías 10.21-23

      O pecado não está na carne, mas no espírito, assim não origina-se no corpo ou da formação social, mas antes disso. Se não é assim que justiça há num Deus que cria alguns, com corpos e almas, com menos capacidades morais e físicas que outros? “Deus dá o frio conforme o cobertor”, dizem muitos, mas até que ponto isso não é só desculpa para não pensarmos seriamente no sofrimento de tantos, que padecem sem terem feito nada de errado nesta vida, assim como nas condições terríveis de outros, que não têm forças para vencerem vícios, criminalidade e outras fraquezas? Muitos passarão uma vida inteira e nunca terão condições, físicas, intelectuais e morais, para escolherem o Jesus das religiões cristãs, será que esses irão para o inferno por causa disso? Pensemos mais seriamente a respeito. 
      O perdão de Deus, por si só, não transforma, só dá a paz para começarmos a ser transformados, é só o primeiro passo. A fé nos coloca em comunhão com Deus para que, sabendo que temos do Pai maior o perdão, tenhamos forças para trabalhar. A mudança, demorada e difícil, vem, então, através de trabalho pessoal, perseverando nós na busca e vivência de virtudes, e no distanciamento de prazeres que satisfazem o corpo indiferentes ao egoísmo e às vaidades que prejudicam os outros. Deus nos perdoa, mas quem nos muda somos nós, e isso, ainda assim, para a glória de Deus, não nossa, eis um mistério. Isso não significa que uma oração de arrependimento feita no leito de morte não possa mudar alguém, mas isso é uma situação extrema e de exceção, só os muito duros de coração experimentam isso. 
      Não existe igreja oficial de Deus no mundo, nenhuma, Jesus nunca teve o propósito de fundar uma instituição religiosa. Católicos, evangélicos, protestantes, muçulmanos, budistas, hinduístas, espíritas e outros, a boa intenção de propagar o que nos faz bem é digna, mas não nos consideremos donos de nada, principalmente de verdades espirituais. O compromisso de Deus é com o indivíduo, esse tem a liberdade para conhecer as experiências religiosas de outros indivíduos, mas sabendo que todas as religiões têm verdades e “enganos”, ainda que enganos necessários às limitações humanas de cada tempo e cultura. Nascemos e morremos sozinhos, levaremos somente virtudes espirituais, o céu é individual e está diretamente relacionado a virtudes anexadas aos nossos espíritos no mundo.
      Deus não é um ancião de vestido, barba e longos cabelos brancos, sentado num longíquo trono, ele é espírito. Irmãos e irmãs, e com isso me refiro a todos os seres humanos, indiferente da religião que professam, entendamos de uma vez que as tradições religiosas baseiam-se em descrições divinas feitas por homens e para homens de centenas ou de milhares de anos atrás. Nossa inteligência evoluiu, assim como nossa capacidade de entender Deus, deixemos para lá uma ótica material e humana do Senhor e o vejamos como Ele é, Espírito. Imagens mentais são só portais que Deus nos permite utilizar para termos acesso ao mundo espiritual, mas são meios que nós criamos, não representam de fato a realidade espiritual, elas variam conforme os homens e Deus respeita todas elas. 
      Nosso mestre é o Espírito Santo, essa é uma palavra de Jesus, não líderes religiosos e teólogos, papas, bispos e doutores das escrituras e doutrinas, dentre outros. A Bíblia é construção humana, não divina, ainda que baseada em verdades divinas apresenta essas verdades sob óticas humanas e temporais. Ver um Deus que usa a evolução das espécies e que não criou tudo do nada em seis dias de vinte e quatro horas não é pecado, é ir além da letra morta e ser instruído pelo vivo e Santo Espírito. Um Deus espiritual se conhece com ferramentas espirituais para que ensinos espirituais nos ensinem a sermos espirituais para vivermos uma eternidade que será plenamente espiritual, livremo-nos pois da passageira ilusão material. Homens, livrem-se de homens, só assim poderão amá-los.  
      Quem pode entender de fato os mistérios de Deus? Poucos, ainda que Deus ame a todos e a todos atraia, com o seu amor revelado em Jesus, para sua luz mais alta, de onde o Espírito Santo emana verdade e justiça aos que creem com corações puros e mentes limpas. O cristianismo estabelecido na Terra ainda será confrontado por muitas verdades e será pego de surpresa, então, líderes serão desmascarados, e todo o poderio, de religiões, denominações e ministérios construídos sobre o falso cristianismo, desmoronará. Os humildes, entretanto, os simples de coração, que ainda que estivessem no meio das congregações nunca fizeram parte delas, mas eram genuíno povo de Deus, separados antes do início dos tempos, esses não serão envergonhados, serão poupados do pior, quem viver verá.

8ª parte da reflexão 
“Reavaliemos nossas crenças: sempre!”
José Osorio de Souza, 21/01/21

Nenhum comentário:

Postar um comentário