sábado, junho 26, 2021

Só um lugar para chorar

       “Quão amáveis são os teus tabernáculos, Senhor dos Exércitos! A minha alma está desejosa, e desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e a minha carne clamam pelo Deus vivo. Até o pardal encontrou casa, e a andorinha ninho para si, onde ponha seus filhos, até mesmo nos teus altares, Senhor dos Exércitos, Rei meu e Deus meu.Salmos 84.1-3

     Por muitas vezes tenho levantado aqui críticas à religião, principalmente quando são só ferramentas de homens para manipular homens para obterem poder no mundo, nesse aspecto nenhuma religião está isenta. A verdade só é pura quando é lançada do céu por Deus e enquanto está caindo, mas como uma gota de chuva no momento que toca a terra, mistura-se a muitos elementos e já não é mais água, mas outra coisa, assim é com o princípio original de boas religiões. Não tem jeito de ser diferente, Deus não faz nada para mudar isso, principalmente por respeitar o livre arbítrio humano, mas isso não significa que os homens não tenham acesso à verdade e por isso percam a oportunidade de conhecerem a Deus. 
      Deus conta com nossos erros, só assim nosso orgulho e nosso egoísmo são confrontados e aprendemos a ser humildes, se recebêssemos tudo o que precisamos depressa e de uma vez não faríamos esforços, não valorizaríamos o que recebemos e fatalmente desprezaríamos as verdades mais preciosas pouco depois de as recebermos. Se a gota pura que vem do alto se suja com as impurezas da terra é para que, depois que Deus fez sua parte liberando a verdade, nós façamos a nossa separando água de outros elementos. Não basta recebermos algo que achamos ser uma verdade, temos que trabalhar nisso, nos esforçarmos, no final o que nos faz crescer não é colher a gota de água, mas purificá-la com o nosso trabalho. 
      Assim, as religiões, as igrejas, ainda que contaminadas pelas humanidades, têm seus lugares no plano maior de Deus, e nesse aspecto sempre são bênçãos do Altíssimo, pois são os lugares mais adequados neste mundo para recebermos as verdades e trabalharmos nelas. Por isso, eu não desprezo aquela pequena igreja, talvez dirigida por homens limitados intelectualmente, crentes em teologias que podem até serem partes de heresias, homens preocupados em sustentarem suas vidas com dízimos de gente simples, verdadeiras viúvas pobres de Mateus 12.42-44, mas gente sincera em seu culto, necessitada do amor de Jesus como qualquer outra pessoa no mundo, o trabalho de separar água de terra também lhe cabe. 

      Quando uma pessoa sofre, vendo que é difícil ganhar o pão de cada dia, sentindo que o egoísmo dos outros só quer tirar proveito do mais fraco, quando uma mulher abandonada por um homem é deixada sozinha para criar os filhos, quando um homem honesto e trabalhador que perdeu emprego que lhe dá um pequeno salário vê que políticos roubam milhões para terem muito mais que precisam, quando uma alma injustiçada, ao meio-dia de uma quarta-feira passa por um templo católico aberto e sem atividades, no centro de uma cidade, entra, Deus lá está. Sentada num dos últimos bancos, uma pessoa com uma alma em dores não se importa com o nome da religião, ela só quer um lugar quieto para chorar.
Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consoladosMateus 5.4

      Somos mesquinhos demais, queremos ser donos da verdade, julgar as pessoas e ainda usar uma verdade de Deus (ou que achamos que seja) como álibi para isso, cremos que nossa religião é melhor que as outras, que a nossa leva ao céu e as outras ao inferno. Não tenho dúvidas que se entendermos e praticarmos o que Jesus ensinou nos encaminharemos, neste mundo e na eternidade, para Deus de uma forma especial, mas daí a dizer que o fato de eu ser batista, presbiteriano, assembleiano, católico ou de outra denominação cristã, me faz um ser humano com mais direitos a Deus que espíritas, religiosos orientais ou de outras religiões, é um engano. Jesus não ensinou isso, ensinou sobre amor e pureza de coração. 
      Não existe nenhuma injustiça da parte de Deus permitindo que as religiões, principalmente as cristãs, sejam o que sempre foram, sabe por quê? Porque não faz diferença, a salvação é individual, quem quer a Deus o acha, e Deus acha todos em qualquer lugar. O que as pessoas precisam é só de um lugar para se acalmarem e avaliarem suas escolhas, não importa onde seja, desde que evoque Deus e não seres espirituais do mal, rebeldes ao amor e à luz do Altíssimo (e mesmo isso precisa ser avaliado sem preconceitos). Depois disso o homem terá direito a outras escolhas para exercer seu livre arbítrio e se seguir querendo Deus dele continuará se aproximando, também, nesta ou naquela religião. 
      Meu querido, não se engane, os átrios do Senhor são a presença espiritual do Deus altíssimo, esse lugar não é delimitado ou exclusivo a um templo físico de uma religião específica, assim, se está sofrendo, ache um lugar, que dentro de teu entendimento seja um lugar agradável a Deus, ou que pelo menos não te atrapalhe de alguma forma, e busque. Faça isso o mais rapidamente possível, não espere mais para buscar a Deus, o mundo muda, nossos sentimentos mudam, a pouca força que hoje temos para achar a Deus pode não existir amanhã, e se hoje teu coração anseia pelo Senhor tua força basta. Deus é amor, sabe exatamente o que você precisa, você só tem que autorizá-lo a te abençoar, isso só você pode fazer.  

      “Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento; e não presumais, de vós mesmos, dizendo: Temos por pai a Abraão; porque eu vos digo que, mesmo destas pedras, Deus pode suscitar filhos a Abraão.Mateus 3.8-9

Nenhum comentário:

Postar um comentário