sexta-feira, junho 11, 2021

Do lado de Deus (7/8)

      “Antes de ser afligido andava errado; mas agora tenho guardado a tua palavra. Tu és bom e fazes bem; ensina-me os teus estatutos. Os soberbos forjaram mentiras contra mim; mas eu com todo o meu coração guardarei os teus preceitos.Salmos 119.67-69

      Vivemos um momento onde muitos estão focados em encaixotar pessoas e ideias em polos extremos, rotulando umas coisas como “diabos” e outras como “deuses”, cegos a qualquer tipo de centro, antes acusando os equilibrados de covardes. Nessa ótica maliciosa, e não sábia, muitas pessoas podem estar sendo manipuladas sem se darem conta disso. Os cristãos evangélicos e protestantes também têm caído nessa armadilha, muitos pensam que quem não está a favor deles está contra eles, sem entenderem que muitos não estão nem a favor e nem contra, na verdade não estão nem aí.
      Muitos cristãos tentam situar os acontecimentos atuais em sua agenda apocalíptica, dizendo que tudo já estava escrito, a leitura que eles faziam da Bíblia segue a mesma, sem que vejam que essa leitura não os levou a muita coisa, eles não são assim tão melhores que aqueles que não pensam como eles. É mais fácil adequar a realidade a suas ideias, cortando algumas coisas, adicionando outras, para não ter que sair da zona de conforto da religião tradicional, para não reavaliar tudo com honestidade e mudar de ideia. Cristãos precisam estar não em lados extremos, mas no lado de Deus. 
      Mudar de ideia não é pecado, Deus se revela aos poucos, conforme inteligência e fé dos homens, assim não temos que pensar como pensavam cristãos de séculos atrás e nem como nós mesmos pensávamos há vinte anos. Certas crenças foram usadas por Deus para abençoar as pessoas de tempos passados, mas não são mais suficientes para nós hoje, quantas vezes teremos que repetir isso?! Se fosse assim estaríamos até hoje tendo que seguir a religião de Moisés, ainda que na essência tanto Moisés quanto Cristo disseram o que precisamos saber, os que têm olhos espirituais para ver veem isso. 
      A mudança do homem se realiza à medida que ele se desliga da matéria e dirige-se para o espírito, assim uma humanidade materialista que cria num Deus na forma de seus reis físicos, que matavam seus inimigos e que demonstravam sua realeza com luxo e riqueza, agora começa a entender um Deus que ama todos e que não considera riquezas materiais como diferenciais. As ciências abriram espaço nas mentes dos homens para interpretações mais espirituais de Deus, mas Jesus homem já tinha inaugurado isso quando disse que não bastava ser religioso na aparência externa, mas no interior.
      Cristãos precisam reavaliar muitas crenças para de fato entenderem como funciona a justiça divina e o livre arbítrio. Deus revela tudo ao que o busca sem as algemas da religião, ao que quer de fato Deus, não só uma crença que o faça ter aprovação de homens, àquele que deseja crescer espiritualmente, ser santo e humilde. Deus se mostra ao que quer fazer diferença no mundo ajudando tantos que sofrem violência, intolerância e preconceitos, só temos que dar o primeiro passo para ficar do lado de Deus, não em polos. Povo de Deus, esteja do lado de Deus, nele não há confusão nem engano. 

7ª parte da reflexão 
“Reavaliemos nossas crenças: sempre!”
José Osorio de Souza, 21/01/21

Nenhum comentário:

Postar um comentário