terça-feira, junho 15, 2021

Nada teme quem a Deus teme

      “Se clamares por conhecimento, e por inteligência alçares a tua voz, se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares, então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus.Provérbios 2.3-5

      Vou citar algumas máximas populares que atualmente estão muito presentes em filosofias de autoajuda, que fazem parte de uma espécie de religião da sociedade moderna: você pode tudo, creia em si e seus sonhos se realizarão, querer é poder, não tenha receio de nada. Como cristãos podemos usar essas máximas? Sim, até podemos, desde que elas estejam debaixo de um princípio bíblico, temor do Senhor, quando vivemos esse princípio podemos crer numa grande máxima: quem teme a Deus não tem medo de nada! Resta-nos só entender corretamente o que é temor do Senhor. 
      Temor do Senhor é assunto recorrente aqui, o Espírito Santo está sempre me lembrando sobre a necessidade de caminharmos sob esse princípio o tempo todo. Ele nos protege das armadilhas do egoísmo e do orgulho nossos e dos outros durante a caminhada, nos consola enquanto esperamos, e finalmente nos dá a gratidão necessária para que possamos segurar uma bênção conquistada. Com temor do Senhor temos paz mesmo quando não temos entendimento claro de uma situação, achamos defesa no silêncio diante do inimigo injusto com o qual não sabemos bem como lidar.
      Não temos medo de nada, não porque nos achamos mais fortes, melhores que os outros, é justamente o contrário, temor a Deus nos ilumina de modo que enxergamos a referência maior do universo, Deus o altíssimo. Quando o contemplamos entendemos as dimensões corretas de tudo o mais, dos homens, do mundo, dos seres espirituais, de nós mesmos. O que teme a Deus é humilde, e do humilde Deus cuida, sustenta, responde seus questionamentos, quem recebe esse cuidado de amor não precisa ter medo. Esse temor, contudo, conforme o texto inicial, é tesouro escondido. 
      Tesouros preciosos não se guardam em qualquer lugar, não podem ser encontrados por qualquer um, são escondidos em lugares secretos, é preciso trabalho, físico e intelectual, para serem achados. Para achar os tesouros de Deus é preciso trabalho moral e espiritual, consagração, abrir mão de ego e vaidades, e acima de tudo, morrer para o que os homens pensam de nós, sejam eles quem forem, importando-nos só com Deus. Isso não significa se alienar ou se acomodar, mas ainda que vivendo com homens e sendo luz para eles, não aliar nossa felicidade às suas aprovações e valores. 
      Por que as pessoas têm tanto medo, mesmo as cristãs? Porque não temem de fato a Deus, elas creem nele, o respeitam, o louvam, mas não o temem, e não temem porque não buscaram isso com todo o coração pagando todos os preços que essa busca exige. Essa busca nos aproxima da verdade sobre Deus, que não é necessariamente aquilo que a religião, mesmo que muitas interpretações da Bíblia, dizem ser o Deus verdadeiro. Quem de fato conhece a Deus o teme e quem o teme não teme a mais nada, mas respeita todos, confiando no Deus que tudo vê e considera para fazer justiça. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário