domingo, agosto 18, 2024

A alegria da fé

      “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. Porque por ela os antigos alcançaram testemunho.Hebreus 11.1-2

      Amadurecer espiritualmente não é achar a maior alegria na concretização da fé, quando o que se creu se manifesta no plano material. Amadurecer é alegrar-se enquanto ainda o sonho é só uma esperança em Deus, ainda invisível e não materializado. Nisso achamos a alegria maior na fé, na experiência espiritual, não no objeto material que nos fez exercer fé. Mesmo porque somos seres vãos e limitados, quando nos satisfazemos com algo já queremos outra coisa para nos alegrar. Quando aprendemos a ver a existência no mundo assim, entendemos nossas jornadas neste planeta, que as necessidades que temos e o trabalho que fazemos para satisfazê-las são só ferramentas nas mãos de Deus para aprimorar nossos eternos espíritos. 
      Mais importante que o que a fé obtém neste mundo é a própria fé, ela é fim em si mesma, aperfeiçoa nosso homem interior, nos faz compreender o plano espiritual ainda no plano físico. Na eternidade seremos o que construímos aqui, aprouve a Deus que virtudes eternas e caras fossem anexadas a nós enquanto vivendo em corpos corruptíveis e fracos. Outra coisa que aprendemos quando vemos a existência assim, é não sermos ansiosos, já que o que importa não é onde chegaremos, mas enquanto chegamos, como diz o ditado, importa a caminhada, não o destino. Assim, nos alegremos enquanto esperamos, enquanto a fé ainda não se realizou, esse é o momento especial, isso é o que levaremos ao céu de mais precioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário