sexta-feira, agosto 09, 2024

As primeiras coisas são passadas

      “E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.Apocalipse 21.4 

      A história teológica bíblica da nação de Israel é dividida em fases, a fase dos patriarcas, da entrada e saída do Egito, dos juízes em Canaã, dos reis Saul, Davi e Salomão, da divisão de Israel, do cativeiro babilônico e outros, até a fase do novo testamento sob o domínio romano. O cristianismo também tem fases em sua história, a fase da igreja primitiva, da igreja católica, da reforma protestante e consequências disso no catolicismo, a atual dos crentes evangélicos e pentecostais. É tolice aliar verdade e legitimidade exclusiva a uma fase, o ser humano muda, instituições religiosas mudam, política e economia mudam, a ciência tem mudado muito e com ela a humanidade. Deus nada impõe, mas em seu amor usa mudanças e fases para atrair o ser humano a si.
      Nossa jornada individual é coleção de fases, infância, adolescência, juventude, maturidade, velhice, mas não é só o corpo que muda, muda também nossa alma, nossa ótica do mundo, nossas prioridades, nossos sonhos, nossas dores, nossas paixões. Bom é quando podemos conhecer a Deus em cada fase, crescer espiritualmente, melhorarmos moralmente, à medida que social e materialmente conquistamos vidas dignas. Na eternidade provaremos uma nova fase, alguns serão atormentados por ainda teimarem em ver a existência só pelos próprios olhos, desprezando a luz mais alta de Deus, outros terão o descanso merecido após terem aberto mão da arrogância e do egoísmo e perseverarem na humildade e no amor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário