domingo, agosto 25, 2024

Não seja lerdo para amar

      “Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.João 13.34-35

      Não demore demais para expressar amor por alguém, amanhã pode ser tarde. Podemos dizer, “é tão difícil gostar dessa pessoa, mesmo porque ela não está nem aí comigo”. Você não precisa gostar das escolhas de alguém, aprovar seu estilo de vida, pode até te faltar forças emocionais para sentir afeto. Amar, contudo, é mais que isso, é vocação dos santos, é ferramenta de Deus para abençoar os seres humanos, é o modo espiritual de se viver. Se buscarmos a Deus, com empenho e boa sinceridade, o Senhor nos dará forças para amar. Aquele que é espiritual escolherá amar, ainda que tenha dificuldades para isso, porque sabe que é o melhor a fazer, assim achará forças em Deus para amar a tempo de ser útil para alguém.
      A dificuldade que temos para amar é desvincular amor do conceito mundano, onde se ama quem se gosta e que pode retornar algum tipo de prazer, mas isso não é amor verdadeiro. O maior amor custa um preço, a Cristo custou a vida, esse amor dá trabalho e pode não retornar prazer imediato. Como sempre alerto quando falando nesse assunto, não estou aqui defendendo relação abusiva, onde uma pessoa insiste em permanecer afetivamente ligada a alguém que a trata mal, que a agride. Por outro lado, não podemos alegar não amar por ser difícil, alguns parentes, colegas de trabalho, mesmo irmãos de igreja, temos que nos esforçar e amar, para isso às vezes basta um contato telefônico perguntando como estão as coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário