segunda-feira, agosto 05, 2024

Não foi, não é, nunca será fácil

      “Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; e porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.Mateus 7.13-14

      Nossa luta contra nosso mal interior não foi, não é, nunca será fácil. Até o fim nosso desconforto com certas pessoas, nossos desejos descontrolados por certas coisas, nossa violência querendo deixar o plano mental e se realizar no plano físico, contra tudo isso teremos que lutar. Esses conflitos nos fazem sofrer, roubam nossa paz, mas também revelam nossa fragilidade como seres solitários e nos fazem buscar a algo maior e fora de nós, Deus. Estamos no mundo porque somos imperfeitos e como tais precisamos sofrer com fraquezas para aprendermos a ser humildes. Infelizmente, muitos desistem, cansam-se de sofrer, de mostrar aos outros suas fraquezas, e principalmente, não querem buscar em Deus capacitação e sentido.
      Para poderem sobreviver inventam desculpas, mentiras que dizem a si mesmos. Se alguém deixa-os desconfortáveis e são tentados a reagirem de forma violenta, dão a desculpa que a culpa é do outro e que sua reação de ódio é justa. Se o desejo leva-os a vícios, dizem que não são perfeitos, não precisam ser e têm direito a prazeres, ainda que secretos. Enfim, muitos preferem o caminho largo e fácil, porque querem vencer o mundo com as forças do mundo, não entendem que não fomos postos aqui para vencer os homens, mas para vencermos a nós mesmos. Nessa prova não seremos respeitados por todos, não ganharemos todas as guerras, não seremos ricos e famosos, mas seremos espirituais, santos, humildes e amorosos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário