sábado, agosto 24, 2024

Segurar e largar

      “Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas.Mateus 10.16

      A vida é um alternar entre segurar e largar, como os movimentos das ondas, trazem águas à praia, depositando na areia muitos elementos, depois retornam ao mar fazendo perder os elementos na imensidão das águas. Em si nada de errado há em segurar ou em largar, são momentos diferentes e necessários para aprendermos e melhorarmos nesta vida, a sabedoria está, como sempre, no equilíbrio, nos extremos pode haver vício e cárcere. Quem a nada se prende e nunca, perde uma das melhores oportunidades que temos no mundo para evoluir, fazer e manter alianças de afeto e responsabilidade. Casamento e vínculo profissional implicam em segurarmos alianças, aprendemos muito na restrição, além de sermos protegidos dentro delas.
      No casamento aprendemos porque assumimos a obrigação de sermos fiéis em nossa intimidade com uma pessoa, isso gera virtudes em nós, virtudes que não são necessárias na liberdade promíscua de não se ter aliança com alguém. Mas restritos em aliança afetiva somos protegidos do desconhecido, conhecemos melhor com quem vivemos por mais tempo, assim somos menos surpreendidos por decepções. O mundo atual celebra a liberdade, mas quem é livre demais está preso a tudo achando que não é preso a um só. Contudo, largar também é necessário, não de quem amamos e nos ama, mas de quem não nos respeita, assim como de ilusões do mundo que nenhum valor têm na eternidade e que não levaremos daqui para lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário