segunda-feira, agosto 26, 2024

Para que a carne não se glorie

      “Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados. Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; e Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; para que nenhuma carne se glorie perante ele.I Coríntios 1.26-29

      Entendamos certo o ensino do texto inicial, o propósito principal de Deus não é incentivar ignorância, pobreza, mediocridade, limitações de alguma forma, fraqueza, seja na área que for. A vontade maior de Deus é que todos sejam completos em tudo, na matéria, na intelectualidade, na afetividade, na moralidade, na espiritualidade. Mas seu propósito principal, enquanto os seres humanos experimentam suas jornadas temporárias aqui, é que entendam a prioridade da existência, nela todos precisam buscar, achar e praticar as referências espirituais de Deus para suas vidas, não as do mundo, do homem, da ciência, da carne. Nisso, infelizmente, a maioria de nós tem que ser restringida, perder para ganhar, por causa de nossa rebeldia. 
      Quem não aceita isso vê aqueles que abrem mão dos valores do plano material para anexar valores espirituais eternos a seus homens interiores, como perdedores, derrotados, mesmo ignorantes e loucos, como os religiosos judeus do primeiro século viam Jesus. Mas quem aceita as referências de Deus não deve se sentir perdedor, derrotado, ignorante ou louco, mas um pequenino que o Senhor cuida e guia. Não tem como se ter as duas coisas, não no atual nível de espiritualidade do homem, por isso os ensinos do evangelho seguem relevantes, morrer para viver, dar para receber, humilhar-se para ser honrado. A glória é antes de Deus porque ele é nosso princípio, meio e fim, existimos para viver eternamente por ele e nele. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário